Procuram-se voluntários que ainda não foram vacinados para os testes da ButanVac

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 27 de julho de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O diretor do Hemocentro fez um apelo para que interessados em participar do estudo façam o cadastro pelo site.

Para a primeira fase dos testes da ButanVac é preciso que os voluntários não tenham recebido nenhuma vacina

O Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto iniciou, nesta terça-feira (27), a aplicação da ButanVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, em voluntários.

Segundo o diretor do Hemocentro, Rodrigo Calado, o objetivo é concluir a fase A do estudo, que contempla 418 voluntários inscritos pela internet, em duas semanas; na primeira, somente 18 pessoas receberão as doses.

Na fase 1 dos testes clínicos, cujo início foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 7 de julho, o objetivo é avaliar a segurança e quantidade ideal de dose a ser aplicada.

Convocação de voluntários

Segundo Calado, achar voluntários para a primeira etapa do estudo — que não podem, obrigatoriamente, ter sido vacinados ou infectados pela doença — é mais difícil, mas a expectativa é de que a triagem de pessoas seja mais ampla nas próximas etapas.

“Às vezes a pessoa teve Covid e nem sabe, e quando faz o exame, vem a sorologia positiva, ou tem algum problema de saúde que o impede de participar do estudo nesse momento. Elas vão ficar na fila porque, assim que começar a próxima etapa, vão ser chamadas novamente”, diz.

O diretor do Hemocentro fez um apelo para que interessados em participar do estudo façam o cadastro pelo site. Com o avanço na vacinação no país, a parcela de voluntários elegíveis para a primeira etapa tem diminuído.

Próximos passos

A pesquisa clínica de fase 1 e 2 está dividida em três etapas (A, B e C), que devem envolver, ao todo, seis mil voluntários com 18 anos ou mais.

Segundo o Instituto Butantan, a previsão é de que a pesquisa dure 17 semanas, mas o prazo pode ser alterado já que o avanço para a próxima etapa está condicionado à conclusão da fase anterior e análise dos dados.

As etapas B e C do estudo têm como objetivo avaliar a resposta imune de mais de 5 mil voluntários.

Nelas, será feita a comparação entre o desempenho da nova vacina do Butantan contra a Covid-19 e outras vacinas que estão em uso e já têm dados publicados, como a CoronaVac, também produzida no instituto paulista.


+ Ciência