Não é ‘culpa’ da covid: qualquer infecção pode estimular o corpo a combater o câncer

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 29 de janeiro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Caso do homem de 61 anos que teve remissão de câncer após contrair o novo coronavírus é raro, mas não foi o único

Caso de paciente que teve remissão do câncer é raro, mas não únicoCaso de paciente que teve remissão do câncer é raro, mas não único

 

O caso do homem de 61 anos que teve remissão de câncer após contrair o novo coronavírus é raro, mas não foi o único.

O oncologista Raphael Brandão Moreira conta que casos parecidos já foram registrados na literatura médica e a explicação é simples: o próprio sistema imunológico do paciente foi o responsável por combater as células cancerígenas.

“Não só a Covid-19, mas toda a infecção viral, bacteriana, enfim, qualquer agressor externo ao nosso ambiente que seja estranho ao nosso corpo pode despertar o sistema imunológico”, disse o médico.

O paciente tinha diagnõstico de linfoma de Hodgkin em estágio 3 e estava hospitalizado na Inglaterra.

Um exame de tomografia revelou a remissão generalizada do linfoma do paciente de 61 anos, quatro meses após a infecção por Covid-19.

Segundo Moreira, tratamentos como a imunoterapia induzem a resposta apresentada natural pelo idoso que teve o caso relatado no periódico médico British Journal of Hematology.

“Nesse caso, não foi preciso um remédio, mas sim o vírus foi capaz de fazer isso”.

“A grande lição aqui é a importância do sistema imunológico e o quanto os hábitos da vida, como uma briga contra a obesidade, por exemplo, sabidamente interferem no sistema imunológico como um todo”, apontou o oncologista.

*Com informações CNN


+ Ciência