Gato também sente calor! Saiba como refrescar o bichano em dias quentes

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de outubro de 2020 às 02:17
  • Modificado em 19 de outubro de 2020 às 02:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Apesar de não demonstrarem tanto quanto os cães, os felinos são animais que sofrem (e muito) com o calor

Apesar de não demonstrarem tanto quanto os cachorros, os felinos são animais que sofrem (e muito) com o calor do verão! 

Na verdade, nem precisa estar na época mais quente do ano para que eles comecem a procurar pelos locais mais frescos da casa – basta fazer um dia de calor intenso. 

A boa notícia é que existem várias maneiras de ajudar o felino a se sentir mais confortável com as altas temperaturas. 

Estimule o gato a beber mais água nos dias de calor​

Para estimular o seu gato a beber bastante líquido nos dias de calor e ajudar a mantê-lo hidratado, que tal espalhar vários potinhos de água fresca pela casa? 

A dica, nesse caso, é fazer com que o pet consiga repor toda a água perdida por conta do calor, lembrando de trocá-la pelo menos duas vezes ao dia para que ela se mantenha fresca por mais tempo. 

Caso isso não seja o suficiente, você também pode apostar em outras tipos de bebida, como a água de coco e iogurte desnatado para incrementar a dieta do felino.

Aposte em frutas refrescantes e geladas que possuem bastante água em sua composição

Para quem não sabe, os gatos – assim como os cachorros – também podem comer algumas frutas, vegetais e outros alimentos que fazem parte do nosso dia a dia. 

O melão, por exemplo, é uma fruta extremamente refrescante para o calor (principalmente se ele estiver gelado) e que possui um alto teor de água em sua composição. Por isso, apostar nele, na melancia e na maçã, pode ser uma boa dica!

Escove os pelos do gato com mais frequência​

Além dos cuidados rotineiros com a higiene do gato, escovar os pelos do felino pelo menos 1 vez ao dia é um hábito fundamental para os dias de calor excessivo. 

Afinal, os pelos ajudam o bichano a manter o seu corpo aquecido, algo não muito favorável para as épocas de altas temperaturas, principalmente se o gato possuir uma pelagem densa e comprida.

Lenço umedecido pode ajudar a refrescar o bichano​

Apostar em toalhas úmidas ou lenços umedecidos para refrescar o gato ao longo do dia também pode ser uma ótima forma de mantê-lo confortável nos dias mais quentes. 

Basta passar o lenço sobre o pelo do animal imitando o movimento semelhante ao do banho e das lambidas. 

Mas lembre-se, claro, de sempre prestar atenção no comportamento do seu gato. Se ele não se sentir confortável com o “banho de lenço umedecido”, não insista nessa etapa!

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Cotidiano