Fé e devoção: entenda como esses fatores podem influenciar a mente humana

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de outubro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fé aumenta o poder de resiliência, diminui a ansiedade diante de problemas e possibilita à mente ter mais clareza na tomada de decisões

Fé e religião podem influenciar positivamente o nosso cérebro, afirma especialista

 

O neurocirurgião Fernando Gomes explicou como a fé e a religião podem influenciar o nosso cérebro de maneira positiva.

Nesta terça-feira, 12, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e o Santuário Nacional em Aparecida, no interior de São Paulo, atrai milhares de religiosos na data todos os anos.

O médico explicou que, atualmente, a neurociência caminha muito próximo do conceito de “inteligência existencial”.

“A religião representa um grande exemplo disso, na qual você passa a tocar o intangível e permite que seu cérebro funcione em um outro formato, pois, de fato, ter fé faz bem”, disse.

“Isso porque existe o estímulo do circuito de recompensa cerebral — e, aqui, falamos da fé de verdade, da pessoa que acredita e se entrega. Com isso, o poder de resiliência aumenta, a ansiedade diante dos problemas acaba sendo reduzida e decisões melhores acontecem”, completou Gomes.

Para ele, o momento atual da pandemia, que impôs muitos desafios e perdas para grande parte da população, é uma oportunidade de se conectar espiritualmente, independente da religião.

“Acaba sendo uma estratégia do ponto de vista científico, e quiçá religioso, para que possamos ter mais saúde mental na nossa vida.”

*Informações CNN


+ Ciência