Em Franca, Guarda Civil segue atenta ao descarte irregular de resíduos

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 7 de novembro de 2020 às 02:13
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 07:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Caminhão com restos de retalhos de couro e outros resíduos foi flagrado no bairro Parque dos Ipês

A Guarda Civil Municipal de Franca, que recentemente flagrou uma situação de descarte irregular de um caminhão carregado de restos de couro numa área próxima ao antigo Bagres III e do CDP, na região Norte, está ampliando esse trabalho e buscando a colaboração dos moradores para dar mais eficácia nas suas ações. 

Essa semana, a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente foi acionada sobre o descarte impróprio de restos de couro e de alimentos em caçambas em um loteamento de chácaras chamado Parque dos Ipês, com indícios da participação de uma empresa instalada naquela região.

No dia anterior, as equipes da Prefeitura haviam feito a troca da caçamba, levando a que estava cheia e deixando a vazia. 

Essa operação é feita regularmente uma vez por semana, podendo ser antecipada quando a caçamba chega ao seu limite e os moradores comunicam. 

Porém, provavelmente agindo durante à noite ou madrugada, estranhos, um dia após a colocação da caçamba, deixaram no local quantidade grande de retalhos de couro, restos de peixes e outros produtos alimentícios.

Moradores e proprietários de imóveis no Parque dos Ipês, localizado  margem da rodovia Franca – Claraval, ajudam na fiscalização, anotando placas de veículos e filmando, e isso está sendo realizado em dezenas de outras regiões em que essa prática irregular tem sido constante. 

A Guarda Civil, através do tel. 3724-1033, mantém plantão 24 h e atende esses chamados preservando o anonimato do denunciante.

A instituição é investida da autoridade não só para coibir esses delitos, como lavrar as multas de acordo com as tipificações legais, encaminhando os casos ao Ministério Público para que os responsáveis prestem esclarecimentos. 

Os esforços com a participação da comunidade, avisando eventuais casos dessa ordem, são para dar um basta nessas ações e manter a cidade limpa, destacando os materiais em locais autorizados.


+ Cotidiano