É possível ganhar massa muscular depois dos 40. Mas é preciso conhecer o caminho

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 9 de dezembro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não gaste o salário do mês na loja de suplementos alimentares sem antes fazer exames e consultar um profissional

Não gaste o salário do mês na loja de suplementos alimentares sem antes fazer exames e consultar um profissional

É fácil dizer que você não ganha músculos por culpa da sua idade. Mas embora ela traga, sim, empecilhos para os quarentões (e cinquentões, sessentões…) construírem massa magra, essa não é a única razão e nem um impeditivo para um corpo definido. Basta treinar (bastante). E comer bem, claro.

Parece simples, mas pode não ser. “Nessa fase, é preciso atenção especial ao consumo de proteínas de alto valor biológico. Estudos recentes apontam que 20 gramas de proteínas quatro vezes ao dia potencializaram o ganho de massa muscular em indivíduos saudáveis, inclusive nessa faixa etária”, explica a médica do esporte e nutróloga da Care Club Flavia Pinho.

“A fonte proteica pode ser individualizada de acordo com a história clínica de cada um e suplementos podem ser interessantes”, conclui.

Resumindo, não gaste o salário do mês na loja de suplementos alimentares sem antes fazer exames e consultar um profissional sobre as suas necessidades.

Planejamento

Na prática, para que o processo de construção muscular ocorra com eficiência e explorando o potencial de cada um são necessários alguns fatores fundamentais.

“O treinamento deve ser estrategicamente planejado com o objetivo primário de hipertrofia muscular; a alimentação deve ser voltada para este fim e agir em sinergia com o treino”, explica Felipe Pereira, médico do esporte, pós-graduado em nutrologia.

Ou seja, em cada fase do treino, sua estratégia nutricional deverá ser alterada. Nada de passar meses no low carb ou no low fat, nem fazer do whey protein o protagonista da sua despensa. A individualização é a regra para quem quer resultados consistentes.

E é perfeitamente possível conseguir. Assista o vídeo a seguir:


+ Bem-estar