Conheça cinco alimentos que são uma maravilha para o bom funcionamento do intestino

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 16 de março de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns alimentos são excelentes para promover um bom funcionamento do intestino, principalmente aqueles ricos em fibras

Alguns alimentos são excelentes para promover um bom funcionamento do intestino, principalmente aqueles ricos em fibras. Esses alimentos podem ajudar e muito as pessoas que sofrem com dores abdominais e formação de gases, o conhecido “intestino preso”.

Esses alimentos possuem benefícios que podem melhorar o funcionamento do intestino e podem ser facilmente encontrados.

Queijo

O queijo pode ser bom para o intestino, já que tem uma fonte rica de proteínas e cálcio, além de conter probióticos que ajudam a regular a flora intestinal. Essas bactérias benéficas podem combater problemas como prisão de ventre, excesso de gases ou diarreia.

Mas neste caso, o queijo deve ser consumido com moderação e optar por variedades que se adequem às suas necessidades nutricionais, especialmente se você tiver intolerância à lactose. Queijos mais amarelos e envelhecidos, como o parmesão, possuem menos lactose e podem ser uma boa opção.

Iogurte

O iogurte é considerado benéfico para a saúde intestinal. Sendo um alimento fermentado que contém probióticos, como as bactérias Bifidobactérias e Lactobacillus, que ajudam a melhorar a flora intestinal e auxiliam no combate a várias doenças digestivas. Além disso, o iogurte pode melhorar o trânsito intestinal e combater a fermentação dos alimentos, evitando gases e infecções intestinais.

O kefir é um leite fermentado rico em bactérias e leveduras probióticas que promovem a saúde intestinal, facilitando a digestão e aumentando a imunidade. Ele é benéfico para a saúde geral do organismo, sendo rico em proteínas, cálcio, vitamina D e vitamina K2. Além disso, o kefir pode ajudar a aumentar a imunidade, melhorar a saúde intestinal, melhorar a intolerância à lactose, prevenir a osteoporose e atuar contra o câncer

Chucrute

O Chucrute, também conhecido como Sauerkraut, é um prato tradicional feito pela fermentação de folhas frescas de repolho ou couve. Durante a fermentação, as bactérias e leveduras presentes no repolho interagem com os açúcares liberados pelo vegetal, produzindo ácido láctico. Este processo resulta no crescimento de probióticos, semelhantes aos encontrados em alimentos como iogurte ou kefir.

O chucrute é valorizado por seus benefícios à saúde, incluindo a melhoria da digestão e absorção de nutrientes, fortalecimento do sistema imunológico e promoção da saúde gastrointestinal.

Vinagre de sidra

O vinagre de sidra, também conhecido como vinagre de maçã, é um produto obtido através da fermentação do sumo de maçã. Este processo envolve duas etapas: na primeira, as maçãs são cortadas ou esmagadas e misturadas com leveduras para converter o açúcar natural da fruta em álcool; na segunda, bactérias são adicionadas para fermentar o álcool em ácido acético.

Ele é considerado benéfico para a saúde intestinal, já que estimula a libertação de bílis e enzimas pancreáticas, o que pode ajudar na digestão. Além disso, o vinagre de sidra contém pectina, que é conhecida por regular os níveis de açúcar e colesterol no organismo, e a celulose, que é importante para manter a saúde do intestino. Também ajuda a combater o mau colesterol e pode ser considerado um elixir diário de saúde.

Kimchi

Kimchi é uma conserva tradicional coreana feita principalmente de acelga e outros ingredientes como açúcar, sal, alho, gengibre e pimenta. É conhecido por sua textura crocante e aroma característico, que vem do processo de fermentação.

O kimchi oferece vários benefícios à saúde, incluindo a melhoria da digestão e do sistema imunológico, além de potencialmente ajudar na regulação do colesterol e na perda de peso. Também é  benéfico para a saúde intestinal.

Segundo o portal Meu Valor Digital, como um alimento fermentado, ele fornece probióticos que ajudam a melhorar a digestão e a saúde do intestino. Além disso, o kimchi é rico em fibras e contém bactérias saudáveis que podem aliviar problemas gastrointestinais como a síndrome do intestino irritável.


+ Bem-estar