Ciclo circadiano: Entenda por que você deveria dormir sempre no mesmo horário

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 19 de agosto de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estabelecer uma rotina consistente na hora de dormir ajuda a manter o ciclo circadiano em equilíbrio e promove uma maior qualidade de sono

Dormir sempre no mesmo horário ajuda a regular o ciclo circadiano – foto Freepik

 

Com o agito da rotina que nos demanda tempo e energia, é comum não termos tanto cuidado com o nosso descanso e sono.

O problema é que uma noite bem dormida é um dos pilares para uma melhor qualidade de vida e esse deveria ser um fator de atenção para todos nós.

“Dormir no mesmo horário todas as noites pode não ser sempre possível devido a diversos fatores, mas estabelecer uma rotina consistente de sono, sempre que possível, pode trazer benefícios significativos à saúde e ao bem-estar, tanto de adultos quanto de crianças”, diz Nathalia Borio, médica ginecologista e obstetra especialista em Medicina do Sono.

Por que dormir sempre no mesmo horário é importante?

Para responder a essa pergunta, primeiro devemos entender que o organismo humano depende do controle de um “relógio interno” conhecido como ciclo circadiano.

Trata-se de um recurso biológico com duração aproximada de 24 horas, responsável por regular diversos processos fisiológicos, como os de sono e vigília, a temperatura corporal, a pressão arterial, a produção de hormônios e a digestão.

“A principal função do ciclo circadiano é sincronizar as atividades do corpo com as mudanças ambientais ao longo do dia e da noite”, explica Nathalia.

Quando saudável e equilibrado, esse ritmo garante o funcionamento adequado do organismo. Esse equilíbrio – ou a falta dele – está diretamente associado à luz do ambiente, entre outros fatores externos.

Isso porque a regulagem do ritmo circadiano começa quando a retina dos nossos olhos detecta a luz, cuja informação é enviada ao cérebro, que, por sua vez, sinaliza a produção ou a inibição de hormônios.

Dentre esses hormônios está a melatonina, peça chave para o sono. “Quando está claro; durante o dia, não produzimos melatonina. Ao escurecer, a falta de luz na retina informa ao nosso relógio biológico que está escuro”.

“Ele então sinaliza que o cérebro deve produzir melatonina e informa aos órgãos que é hora de repousar”, explica Gustavo Moreira, médico pediatra doutor em Ciências e pesquisador do Instituto do Sono.

No entanto, segundo Nathalia, alguns fatores podem interferir na produção de melatonina – como a exposição à luz artificial durante a noite, trabalhos noturnos, o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir ou a mudança de fusos horários.

Como resultado, sono, humor, desempenho cognitivo, sistema imunológico e saúde em geral podem sofrer impactos negativos.

Mas outro importante fator de risco está, justamente, em uma rotina de sono irregular. Dormir no mesmo horário todas as noites, por outro lado, ajuda a manter o ritmo circadiano equilibrado e contribui para um melhor e mais eficiente sono.

“Quando se dorme em horários regulares, o corpo tem uma melhor chance de se recuperar e reequilibrar, o que pode ter um impacto positivo no humor e no bem-estar geral”, diz Nathalia.

Segundo ela, noites regulares de sono estão associadas, assim, a um maior nível de energia, clareza mental e redução do estresse.

Quantas horas de sono devo dormir por dia?

A maioria dos adultos precisa dormir, em média, oito horas para ter um descanso reparador, mas o número tem uma variabilidade de até duas horas para mais ou menos.

Já com os idosos, a média diminui um pouco – principalmente porque, segundo Gustavo, eles tendem a acordar mais à noite devido aos problemas de saúde.

Crianças, por outro lado, dormem mais. Os recém-nascidos precisam de 16 horas de sono divididas em seções de duas a três horas ao longo do dia, duração que diminui à medida que o indivíduo cresce.

Na adolescência, o padrão muda: de maneira geral, dorme-se mais tarde e a acorda-se mais tarde.

*Informações Casa & Jardim

 


+ Bem-estar