Amargo, sim, mas muito saudável: saiba o que o almeirão pode fazer por sua saúde

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O almeirão é indicado para quem pratica exercício, pois ajuda a aliviar dores musculares e a diminuir possíveis inflamações nas articulações

A composição do almeirão fornece minerais indispensáveis para a boa saúde das pessoas

O primeiro passo para ter uma alimentação saudável é apostar em diferentes vegetais! E o almeirão, apesar de não ser o mais conhecido, é um dos alimentos mais benéficos – pertencente ao grupo das hortaliças. Quer saber mais sobre esse vegetal de origem europeia? Nós listamos seus principais benefícios e dicas de como prepará-lo. Confira!

Almeirão fortalece o sistema imunológico

Por fornecer uma série de vitaminas (do complexo B, A e C) e antioxidantes, o almeirão ajuda a fortalecer a imunidade, prevenindo gripes, resfriados e outras doenças.

Para manter o corpo sempre fortalecido, uma boa dica é preparar sucos energéticos usando o almeirão, frutas (como limão e laranja) e outros vegetais (como couve e cenoura) que sejam fontes de antioxidantes. Você pode variar nas receitas de suco para fazer um café da manhã bem nutritivo!

Vegetal é diurético e ajuda na perda de peso

Por ter um alto teor de água em sua composição, o almeirão também atua como diurético. Isto é, ajuda a hidratar, elimina as toxinas (fazendo um detox no organismo) e evita a retenção de líquidos.

Além disso, o almeirão é fonte de fibras alimentares – nutrientes que auxiliam na digestão e concedem uma sensação maior de saciedade. Por isso, ele também é muito indicado para quem precisa perder peso e melhorar o funcionamento do aparelho gastrointestinal.

Alimento funciona como poderoso anti-inflamatório

Está precisando tratar alguma inflamação ou infecção? O almeirão também funciona como um ótimo aliado neste sentido, pois é fonte das substâncias lactupicrina e actucina, responsáveis pela ação anti-inflamatória e analgésica do alimento. A lactupicrina também atua como sedativo, ajudando a tranquilizar a mente e o corpo. Interessante, né?

Por conta disso, o almeirão é muito indicado para quem pratica exercício – pois ajuda a aliviar dores musculares e até a diminuir possíveis inflamações nas articulações. Tente incorporar esse vegetal ao preparo de sopas, saladas, risotos e refogados.

Almeirão é fonte de minerais fundamentais para a saúde dos ossos e músculos

Outro ponto positivo do almeirão é que ele fornece minerais indispensáveis para o corpo: ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio, sódio e zinco. O cálcio e o potássio, por exemplo, são fundamentais para a saúde dos ossos, músculos e dentes.

O ferro, por sua vez, é importante para o funcionamento do sistema circulatório, sendo responsável pelo transporte de oxigênio entre as células.

Vegetal é fonte de ácido fólico, indispensável para grávidas

Muita gente não sabe, mas o ácido fólico (ou vitamina B9) é um nutriente indispensável para gestantes. Isso porque ele ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, contribuindo para a formação das funções cognitivas e para o bem-estar mental.

A boa notícia é que o almeirão também é fonte desse nutriente, devendo fazer parte da dieta de todas as grávidas. Fica a dica!

(Com informações do conquistesuavida.com.br)


+ Boa Forma