Xô, estresse! Veja 7 atividades que ajudam a aliviar a ansiedade

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 2 de dezembro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os exercícios não servem apenas para emagrecer; veja as atividades que podem te ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade do dia a dia

Exercícios físicos podem ajudar nos momentos de estresse – foto Freepik

 

Quando uma pessoa está ansiosa ou estressada, é comum pensar em variadas formas de se acalmar, não é mesmo? Respirar fundo, meditar, ouvir uma música relaxante são algumas das atividades mais procuradas.

Mas você sabia que os exercícios físicos também podem te ajudar nesses momentos?

Isso mesmo! Segundo a revista científica Frontiers in Psychiatry, alguns exercícios podem reduzir em cerca de 60% o risco de desenvolver ansiedade. Já quem sofre com este transtorno também pode se beneficiar com práticas esportivas.

No entanto, quais exercícios são esses que são vantajosos contra o estresse e a ansiedade? De acordo com Monica Marques, que é educadora física, são aqueles que envolvem o controle da respiração.

“Qualquer exercício trará benefícios e promoverá sensação de bem-estar. Todavia, de modo geral, aqueles que envolvem a respiração, liberando mais endorfina e serotonina (o chamado hormônio da felicidade) contribuem ainda mais com a prevenção”, aponta a sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

Vale lembrar que, uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e nutrientes, é outra medida essencial no combate de transtornos mentais.

Mesmo em casos mais leves, é indispensável ainda buscar a orientação de um psicólogo para tratar a doença de maneira adequada.

Monica criou uma lista com as sete melhores práticas para auxiliar a combater o estresse e a ansiedade. Confira!

Yoga

O yoga promove o relaxamento, a flexibilidade e o vigor físico em atividades físicas de baixo impacto. Fora isso, ajuda a melhorar o equilíbrio, a força abdominal e a digestão e a controlar o peso.

Caminhada e corrida

Ideais para se acalmar, a caminhada e a corrida liberam muita endorfina e reduzem o nível de cortisol (o hormônio do estresse) no corpo.

Para essas atividades cumprirem seu papel, tente separar ao menos 30 minutos por dia por 3 vezes na semana e se dedique à prática.

Ginástica

Essa é uma atividade bem completa, pois trabalha vários grupos musculares de uma só vez. Colabora significativamente com a qualidade do sono, fator associado normalmente à ansiedade.

Flex Circuit – Alongamento

Nesse tipo de circuito de exercícios, você vai aprimorar a postura e a flexibilidade, trabalhando diversos grupos musculares, como glúteos, tronco, braços e pernas. Além disso, ele relaxa a mente e o corpo, ajudando a aliviar o estresse.

Pilates

Como trabalha a respiração, o pilates também é ideal para quem sofre com ansiedade ou para quem quer se prevenir nesse sentido.

O exercício traz o controle e a conexão entre corpo e mente, contribuindo até mesmo para o alívio de muitas condições patológicas.

Dança

Para quem ama dança, esse tipo de exercício é uma incrível forma de movimentar o corpo sem se entediar ou sofrer. Dançar contribui muito com a saúde física e mental, aliviando o estresse e elevando a autoestima e o humor.

Musculação

A musculação é excelente para o relaxamento do corpo e da mente. Ajuda a aperfeiçoar o condicionamento físico, ganhar força e a fortalecer os músculos, proporcionando ainda uma noite de sono de mais qualidade.

*Informações Alto Astral


+ Bem-estar