Começam testes da ButanVac em voluntários de Itamogi e São Sebastião do Paraíso

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 20 de setembro de 2021 às 16:00
  • Modificado em 20 de setembro de 2021 às 19:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os voluntários das duas cidades serão imunizados com ButanVac ou CoronaVac e, por isso, ninguém vai receber dose de placebo

Os voluntários estão sendo imunizados com a primeira dose da Butanvac

Voluntários de São Sebastião do Paraíso (a 76 quilômetros de Franca) e Itamogi (a 104 quilômetros de Franca) começam a receber nesta segunda-feira (20) a primeira dose da vacina ButanVac.

A aplicação das doses vai ser no hemocentro do Campus da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto.

Os voluntários serão imunizados com ButanVac ou CoronaVac e, por isso, ninguém vai receber dose de placebo. A segunda dose deve ser aplicada depois de 28 dias da 1ª dose.

Em Itamogi (MG), as inscrições para quem quisesse participar do teste aconteceram na quinta-feira (16) e a triagem foi realizada na sexta-feira (17). Dos 18 inscritos, sete pessoas poderão receber a dose da vacina.

Em São Sebastião do Paraíso (MG), as inscrições aconteceram na quinta e sexta-feira e a triagem foi realizada no sábado (18), na Câmara Municipal.

O teste

Segundo o portal G1 Sul de Minas, os ensaios clínicos da vacina serão divididos em duas fases, compostas pelas etapas A, B e C. A etapa “A” conta com os voluntários selecionados nas cidades do Sul de Minas Gerais e também de Ribeirão Preto.

Nela, o grupo controle vai receber a vacina de comparação, a CoronaVac. Não haverá placebo.

Já as etapas “B” e “C” irão avaliar a resposta imune e envolverão mais de 5 mil voluntários. Será feita a comparação entre o desempenho da nova vacina do Butantan contra a Covid-19 e outros imunizantes.

Além da eficácia geral da ButanVac, os ensaios vão avaliar seu desempenho diante das novas variantes da Covid-19.


+ Ciência