Veja um alimento que emagrece, reduz a glicose e ajuda a controlar o colesterol

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esse alimento que é muito comum em dietas mediterrâneas pode ajudar (e muito!) a turbinar vários aspectos de sua saúde

Conhecido como “ouro líquido”, o azeite é um alimento essencial na dieta mediterrânea. Desde a saúde óssea até melhora da imunidade, os benefícios desse óleo, quando consumido diariamente, fazem valer cada caloria.

Estudos já constataram que os modelos alimentares que têm azeite como ingrediente ajudam a controlar os níveis de glicose em pacientes diabéticos e também regulam o colesterol.

Entre os tipos existentes, o extravirgem pode ser considerado o mais saudável, já que não passa por refinamento, preservando diversos nutrientes nobres, como ômega 9; vitaminas E, A e K; ferro; cálcio; magnésio; potássio e aminoácidos. Ele é rico em antioxidantes, considerado o melhor amigo da saúde cardiovascular.

Dentre outros benefícios do azeite, destacam-se:

Ação anti-inflamatória

Pesquisas revelam que o azeite conta com compostos naturais anti-inflamatórios que proporcionam alívio parecido com o do ibuprofeno, sendo útil contra as inflamações e dores crônicas.

Aliado contra a diabetes e obesidade

As gorduras presentes no azeite ajudam a “sugar” o colesterol e a diminuir a glicose sanguínea, reduzindo o risco de diabetes.

Quando consumido em doses controladas, ele controla o peso, já que promove melhora do trânsito intestinal e da absorção de nutrientes.

Reduz o risco de depressão

Os potentes antioxidantes presentes no azeite são associados, inclusive, à preservação do cérebro. Com isso, o óleo dourado previne os danos causados por oclusão de artérias cerebrais, impactando positivamente a função cognitiva.

Segundo notícia do portal Metrópoles, a presença de gorduras mono e poli-insaturadas pode estar relacionada a um menor risco de depressão.


+ Bem-estar