Variante Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 29 de novembro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O surgimento da nova variante Covid comprova a tese da OMS de que o controle da pandemia depende da vacinação universal

Para Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, o Brasil “infelizmente” vai ter casos da ômicron, nova cepa do coronavírus. Ao jornal Folha de S.Paulo, Covas diz que “resta saber se [a variante] será contida”.

Sequenciada pela África do Sul na última semana, a ômicron foi classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como “variante de preocupação”, por sua maior transmissibilidade.

A organização fala em “evidências preliminares sugerem um risco aumentado de reinfecção com esta variante”, em comparação com outras.

Ao menos 10 países já registraram casos de infecção pela ômicron. 

Diversos países fecharam suas fronteiras a viajantes oriundos de países do sul da África. O Brasil proibiu voos de 6 países: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

“O Brasil e os demais países dependem de medidas locais e regionais”, afirma Covas. Ele diz ser preciso, além do controle de entrada, quarentena dos que viajam da África para o Brasil. “Não vejo isso sendo adotado”.

O surgimento da nova variante comprova a tese da OMS de que o controle da pandemia depende da vacinação universal. Segundo a organização, sem a equidade vacinal há mais transmissão e mortes, mais chances de surgirem novas variantes e caos social e econômico –argumento corroborado por cientistas.

Doação

Segundo o portal Poder 360, Covas diz estudar fazer doações da CoronaVac –vacina anti-Covid desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Butantan– a países africanos.

Dados do Our World in Data mostram que, em todo o continente africano, apenas 7,15% estão totalmente vacinados contra a covid-19. Em comparação, a União Europeia tem 66,94% de seus habitantes com o esquema vacinal completo.


+ Ciência