Sono durante o dia; saiba as causas e quando tem que se preocupar com isso

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 28 de outubro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns hábitos podem ajudar a evitar a sonolência e melhorar o rendimento durante o dia. E também a saúde

Alguns hábitos podem ajudar a evitar a sonolência e melhorar o rendimento durante o dia. E também a saúde

Você sente sono excessivo durante o dia? Costuma ter dificuldade para se concentrar durante atividades mais passivas, como palestras e reuniões, ou ter muito sono após o almoço?

Saiba que a principal causa da sonolência diurna é a privação do sono, que pode causar diversos problemas, inclusive no trabalho.
Causas da sonolência diurna

Sentir sono excessivo durante o dia pode estar ligado a muitas causas, geralmente relacionadas à privação do sono.

Quem possui apneia do sono, por exemplo, acorda várias vezes durante a noite devido à falta de ar, o que prejudica – e muito – a qualidade do sono.

O fisioterapeuta e especialista Eduardo Barbosa explica que, em muitos dos casos, a pessoa nem sabe que tem o distúrbio.

“Pessoas que sofrem com apneia do sono tendem a ter sonolência diurna excessiva devido à privação do sono causada pelas pausas respiratórias enquanto dorme. No entanto, muitas pessoas nem sabem que sofrem com essa doença”, diz.

“Ao perceber os sintomas, como ronco e a sonolência diurna, o ideal é buscar um médico do sono e realizar uma polissonografia, um exame que monitora o sono”, completa Eduardo.

Além da apneia do sono, o uso de medicações e doenças como narcolepsia, depressão e hipotireoidismo podem causar sonolência.
Como evitar?

Alguns hábitos podem ajudar a evitar a sonolência e melhorar o rendimento durante o dia. São eles:

1. Gaste mais energia: os exercícios físicos elevam o calor corporal e ajudam evitar a sonolência diurna. Além disso, a queima de gordura e a consequente perda de peso melhoram a respiração, contribuindo para o tratamento da apneia do sono, que é uma das principais causas da sonolência durante o dia.

2. Organize-se para o dia seguinte: a preocupação com a rotina pode prejudicar o sono, causando insônia e, consequentemente, sonolência diurna no dia seguinte. Portanto, antes de se deitar, planeje a lista de afazeres do próximo dia, deixando a cabeça livre desses pensamentos ao se deitar.

Faça a higiene do sono: algumas práticas, conhecidas como “higiene do sono”, ajudam a evitar a privação do sono.

Busque dormir sempre no mesmo horário e deixe o ambiente propício para uma boa noite de sono: desligue todas as luzes, inclusive a do celular e da televisão, e não fique exposto a barulhos externos.


+ Bem-estar