Sem dormir: quando a insônia pode ser sinal de doença “altamente fatal”

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de novembro de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo citado pelo The Sun, indica que as hemorragias cerebrais são mais comuns entre quem apresenta dificuldade em adormecer

Insônia pode ser sinal precoce de uma doença ‘altamente fatal’

 

Não consegue pregar olho à noite? Pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, acreditam que as insônias podem ser um sinal precoce de uma doença “altamente fatal”.

O estudo, citado pelo The Sun, indica que as hemorragias cerebrais são mais comuns entre quem apresenta dificuldade em adormecer.

Os autores do relatório consideram, assim, que as insônias devem juntar-se à lista de fatores de risco já conhecidos, onde constam o tabagismo e a pressão arterial elevada.

Os pesquisadores explicam que as insônias e as perturbações do sono, em geral, aumentam a pressão arterial, o que pode ajudar a explicar esta ligação. Ainda assim, referem que é necessário aprofundar a teoria agora levantada em futuros estudos.

“Os aneurismas são altamente fatais. É, portanto, extremamente importante identificar fatores de risco que possam ajudar a evitar a ruptura dos aneurismas”, afirma Susanna Larsson, a principal autora do estudo.

*Informações Notícias ao Minuto


+ Ciência