Reforço de vacina da gripe reduz em 14% risco de demência, diz estudo

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 5 de outubro de 2021 às 10:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vacinação anual contra a gripe, além de proteger contra o vírus influenza, pode reduzir em até 14% o risco de se desenvolver demência

Além de proteger contra Influenza, vacina da gripe pode reduzir risco de demência

 

Um grupo de cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, descobriu que a vacinação anual contra a gripe, além de proteger contra o vírus influenza, pode reduzir em até 14% o risco de se desenvolver demência.

Em estudo publicado na revista Vaccine, os cientistas detalham a pesquisa realizada com a análise de dados de aproximadamente 70 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Ainda segundo o artigo divulgado, os benefícios foram observados a partir do sexto ano de vacinação.

As informações apresentadas revelam que as doses de reforço anual fortalecem gradualmente o envelhecimento do sistema imunológico, e evitam danos cerebrais.

Os pesquisadores ressaltam que não existem evidências de que a gripe cause a demência, mas o imunizante contra a doença pode trazer benefícios que vão além da proteção ao vírus.

“As vacinas contra a gripe podem ser uma intervenção barata e de baixo risco contra a demência”, escreveram os autores do artigo.

*Informações Metrópoles


+ Ciência