Quando a vida imita a arte: capitão Kirk, de Star Trek, foi ao espaço nesta quarta

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 13 de outubro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

William Shatner, aos 90 anos, que interpretou o lendário Capitão Kirk da série Star Trek, é, até agora, a pessoa de mais idade a viajar ao espaço

Um foguete da empresa Blue Origin voou nesta quarta-feira (13) por alguns minutos no espaço, com um passageiro emblemático da conquista espacial a bordo: William Shatner, que interpretou o lendário Capitão Kirk da série Star Trek.

Aos 90 anos, ele é até agora a pessoa de mais idade a viajar ao espaço.

Este é o segundo voo com passageiros a bordo da empresa do bilionário Jeff Bezos, que estava na primeira viagem, que aconteceu em julho.

A decolagem aconteceu às 9H45 locais (11H45 de Brasília), do oeste do Texas.

O foguete New Shepard, totalmente automatizado e reutilizável, que decola verticalmente e consiste em um lançador e uma cápsula de design ultramoderno que se desprende durante o voo.

Impulsionado desta forma, vai além da chamada Linha Karman, a uma altitude de 100 km, que marca o limite do espaço segundo a convenção internacional.

Os passageiros podem sair de seus assentos e flutuar durante alguns momentos na gravidade zero.

A cápsula voltou ao deserto do Texas de paraquedas, levantando uma nuvem de poeira no pouso.

Silêncio do deserto

Shatner saiu com cautela da cápsula em meio ao silêncio do deserto, aparentemente pensativo enquanto os outros comemoravam com aplausos e garrafas de champanhe. Bezos esteve presente e abraçou Shatner.

“O que você me deu é a experiência mais profunda que posso imaginar”, disse Shatner a Bezos enquanto os dois conversavam. “Estou tão emocionado com o que acabou de acontecer.”

Shatner também comentou sobre a beleza da cor azul da Terra vista do espaço.

Junto a Shatner –que materializou a promessa das viagens espaciais na série de televisão e nos filmes da franquia “Star Trek”– estavam Chris Boshuizen, ex-engenheiro da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), Glen de Vries, empreendedor do setor de pesquisa clínica, e Audrey Powers, vice-presidente e engenheira da Blue Origin.

No total, a experiência espacial durou apenas 11 minutos.

Assista ao lançamento aqui, a partir de 2h23m00s

Trabalho

Atualmente, William Shatner trabalha como produtor executivo e apresentador do programa The UnXplained, no The History Channel.

Trata-se de uma série com episódios de 1h que explora os mais fascinantes, estranhos e inexplicáveis mistérios do mundo.


+ Ciência