Para especialistas, variante “ômicron” é desastre anunciado e altamente perturbadora

  • Robson Leite
  • Publicado em 28 de novembro de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O número alto de mutações levanta preocupações de que esta seja a primeira variante capaz de realizar o temido “escape”

A OMS apelidou a nova variante de Ômicron, da letra grega progressiva em relação às usadas nas variantes anteriores

Para os ativistas e cientistas que passaram o último ano defendendo uma distribuição mais justa das vacinas contra a covid-19, a notícia de uma nova variante do coronavírus, potencialmente mais perigosa, era um desastre à espera de acontecer.

A variante se chama ômicron e foi detectada inicialmente na África do Sul, onde menos de 25% da população está totalmente vacinada.

A variante é a primeira desde a detecção da delta, há cerca de um ano, a ganhar da Organização Mundial da Saúde (OMS) o rótulo de “variante de preocupação”, sua categoria mais elevada.

A designação significa que a variante tem mutações que podem torná-la mais contagiosa ou mais virulenta, ou tornar as vacinas e outras medidas preventivas menos eficazes – embora nenhum desses efeitos ainda tenha sido oficialmente confirmado.

Segundo uma publicação do portal oficial Deutsche Welle, da Alemanha, vários países da Europa já detectaram casos.

Por que as vacinas podem ser ineficazes contra variante Ômicron? 

O número excepcionalmente alto de mutações levanta preocupações de que esta seja a primeira variante capaz de realizar o temido “escape”, ou seja, de contornar os anticorpos produzidos pelas vacinas.

A variante sul-africana, que a Organização Mundial da Saúde apelidou de Ômicron, da letra grega progressiva em relação às usadas nas variantes anteriores, poderia forçar o mundo a dar muitos passos para trás.

De volta aos confinamentos, trabalho remoto e fechamentos de atividades econômicas. O que alguns países europeus já estão fazendo, com decretação de lockdown.

Algo que poderia trazer prejuízos incalculáveis para a saúde das pessoas e para as economias de todo o planeta, além de verdadeiros dramas sociais e psicológicos.

Efeitos danosos

Os efeitos dessa nova variante foram imediatos. As Bolsas de Valores do mundo inteiro fecharam no vermelho profundo. O Ibovespa perdeu 3,25%.

Foi decretado mais um bloqueio de voos comerciais vindo da África. E muitos países estão estudando a volta ao isolamento social.

Mas por que, entre as muitas mutações que surgiram em quase dois anos de pandemia, essa é tão assustadora?

Localização

Pelo número excepcionalmente elevado de mutações: cerca de cinquenta. Além de sua localização e tipologia.

A preocupação de comitês científicos do mundo todo é que essa poderia ser a primeira variante capaz de realizar o chamado “escape”. Ou seja, contornar o cerco dos anticorpos gerados pelas vacinas, que se tornariam inúteis, ou muito menos eficazes.

Isso obrigaria as casas farmacêuticas produtoras a reformular todas as vacinas muito rapidamente.


+ Ciência