Novas variantes do coronavírus estão a caminho, indica estudo brasileiro

  • Robson Leite
  • Publicado em 28 de abril de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa brasileira aponta alta probabilidade de surgirem cepas mais perigosas do SARS-CoV-2 nos próximos meses

Estudo brasileiro publicado na revista Viruses sugere que variantes do SARS-CoV-2 com ainda mais potencial de driblar as defesas imunes da população devem surgir nos próximos meses.

“Sem data de término, a pandemia persiste com o surgimento de novas variantes que ameaçam a eficácia de testes diagnósticos e vacinas”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado este mês, na revista Viruses.

Segundo reportagem da revista Veja, o estudo foi feito a partir da revisão de aproximadamente 150 artigos científicos sobre as características de evolução do vírus causador da Covid-19, a eficácia das vacinas e a resposta do sistema imune das pessoas.

Não é possível definir quando ou onde elas surgirão, mas ondas anteriores mostraram que as novas variantes tendem a surgir em localidades onde o vírus consegue circular com maior facilidade, ou seja, onde há baixos índices de imunização e de restrições de contato pessoal.

“A principal conclusão a que chegamos é que não devemos deixar o vírus circular, pois não sabemos como serão as variantes nos próximos meses”, afirma Cristiane Guzzo, professora do ICB-USP e autora principal do artigo.

Segundo ela, é um erro acreditar que a pandemia está sob controle e que não se trata mais de uma emergência sanitária, como anunciou o Ministério da Saúde no dia 18 de abril.


+ Ciência