Meteoro explode sobre os céus do Brasil e pode ter deixado meteoritos em solo

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de agosto de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitas pessoas usaram as redes sociais e grupos de mensagem para informar ter visto um clarão no céu, seguido por um forte barulho de explosão

A passagem de um grande meteoro chamou a atenção de moradores de vários estados do Nordeste no início da noite deste sábado (28).

Muitos dos que relataram o ocorrido, através das redes sociais e em grupos de mensagens, informaram ter visto um clarão no céu, seguido por um forte barulho de explosão em algumas cidades.

Alguns relataram também ter visto a noite se transformar em dia por alguns segundos.

O meteoro foi registrado por 8 câmeras do Clima ao Vivo no Piauí, Pernambuco, Paraíba, Bahia e no Ceará.

Confira as imagens aqui

A partir dos vídeos do Clima ao Vivo e dos relatos enviados através do formulário bramon.imo.net, a BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros analisou o fenômeno e concluiu que se tratava de um bólido, ou seja, um meteoro muito luminoso que termina de forma explosiva.

Ele ocorre quando um fragmento de rocha espacial, também chamado de meteoroide, atinge a atmosfera da Terra em alta velocidade, causando o aquecimento dos gases atmosféricos, o que gera o fenômeno luminoso.

Dependendo do tamanho do meteoroide e de outros fatores físicos, além de brilhar intensamente, ele pode atingir as camadas mais baixas e densas da atmosfera, onde a resistência do ar acaba provocando a fragmentação da rocha e gerando uma onda de choque, que pode ser sentida em solo como um barulho de explosão.

Trajetória

A partir das análises das imagens captadas pelo Clima ao Vivo, a BRAMON calculou a trajetória do meteoroide através da atmosfera.

Segundo os cálculos, o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 35,3°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 67,3 km de altitude sobre a Zona Rural de Pimenteiras, no Piauí.

Seguiu a 60,2 mil km/h, percorrendo 74,7 km em 4,5 segundos, e desapareceu a 24,1 km de altitude, sobre o município de Lagoa do Sítio, também no Piauí.


+ Ciência