Jovem brasileira que descobriu 4 asteroides quer dar o nome de Neymar a um deles

  • Nene Sanches
  • Publicado em 17 de junho de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todos os quatro asteroides descobertos por Lorrane já foram confirmados pela Agência norte-americana, e isso pode dar a ela o direito de batizar cada um deles.

No imenso céu escuro, Lorrane foi capaz de descobrir quatro novos asteroides, aos quais agora vai dar nomes

A astrônoma amadora Lorrane (@lolivlet), de 26 anos, teve a felicidade de descobrir quatro asteroides em um programa de ciência cidadã da Nasa.

De acordo com informação do portal Olhar Digital, isso lhe dará o direito de nomear cada um deles futuramente e, a partir de inúmeras sugestões de seus seguidores, ela pretende atribuir a um deles o nome de Neymar Jr., astro do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira.

Só que isso gerou uma certa polêmica e muita gente ficou em dúvida se seria possível e uma boa ideia dar o nome de um jogador de futebol a um asteroide.

Primeiro livro

Em 2019, ela lançou seu primeiro livro: “Meu Primeiro Contato com o Céu – Introdução ao Sistema Solar”, que tem a mesma temática do livro que ganhou quando criança e despertou seu interesse para a mais antiga das ciências, a Astronomia.

Nesse período, ela fundou o InSpace (@inspace_group), um grupo no Instagram para divulgação científica e para incentivar seus seguidores a participar de competições, cursos e eventos na área da Astronomia.

Este ano, Lorrane se inscreveu em um programa de ciência cidadã da NASA, o IASC – International Astronomical Search Collaboration, que tem parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Numa certa noite, quando estava para encerrar as buscas, resolveu fazer uma última tentativa.

“De cara eu já vi um asteroide e comemorei: ‘caramba, encontrei o primeiro!’”, lembrou Lorrane. A descoberta animou a jovem cientista cidadã e a noite de busca terminou se estendendo, mas terminou com quatro asteroides descobertos.

Confirmados pela Nasa

Todos os quatro asteroides descobertos por Lorrane já foram confirmados pela Agência norte-americana, e isso pode dar a ela o direito de batizar cada um deles.

E foi aí que teve início a polêmica. Por mais que tenha entrado para o IASC para descobrir asteroides, Lorrane jamais imaginou que teria de nomear tantos deles. Ela já tinha em mente homenagear seus pais Mariza e Euler, e seu namorado, Guilherme, que sempre a incentivaram no projeto.

Para o quarto asteroide, resolveu fazer uma consulta aos seus seguidores, e aí choveram internautas sugerindo que ela desse o nome de Neymar ao quarto asteroide. Ninguém é perfeito…


+ Ciência