Incertezas, tensão com pandemia e finanças: mistura que pode detonar o seu sono

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 1 de novembro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O período do sono é fundamental para o cérebro e diversos processos que ele realiza durante a vigília

O período do sono é fundamental para o cérebro e diversos processos que ele realiza durante a vigília

Uma matéria interessante foi veiculada pelo site Novo Dia – WWW.novodia.com.br – na última semana tratando da importância do sono.

O convidado que falou a respeito do assunto foi o neurocirurgião Fernando Gomes. Ele respondeu dúvidas enviadas pelos telespectadores sobre como ter uma boa noite de sono.

O tema foi motivado por um debate anterior, promovido também pelo Novo Dia, sobre os impactos que o trabalho híbrido na pandemia causam no sono.

Mas outros fatores, como incertezas profissionais, tensão com pandemia e problemas financeiros advindos da economia ainda fora do eixo, formam uma mistura que pode detonar o seu sono.

Gomes explicou que há uma variação pessoal sobre a quantidade de horas necessárias para o descanso à noite, no entanto, existe uma média geral da população, independente de fatores como gênero ou peso, por exemplo.

“Mas há relação direta com a idade. Recém-nascidos dormem muito, entre 14 horas e 17 horas, em média. Isso porque o corpo está se desenvolvendo e faz parte da necessidade do aprimoramento metabólico e celular”, disse.

Adultos

Já para adultos, o médico explica que o número reduz entre 7 horas e 9 horas necessárias de sono. “São as famosas ‘8 horas de sono’”, afirmou. “Em idosos, a necessidade tende a reduzir um pouco, e fica entre 7 horas e 8 horas de descanso.”

“Isso é uma média, pois sabemos que o período do sono não é um contínuo. Se utiliza como forma de métrica a quantidade de horas porque acaba sendo mais fácil”, disse Gomes.

O neurocirurgião destacou que o período do sono é fundamental para o cérebro e diversos processos que ele realiza durante a vigília.

Reestruturação

O profissional explica que é necessário, para a formação da memória, reestabelecimento do corpo e organização das experiências vividas no dia anterior.

Há também o controle da pressão arterial acontecendo e o sistema imunológico se desenvolvendo.

“Quem dorme mal ou pouco tem mais chance de pegar gripe ou resfriado, pois sua imunidade tende a estar mais baixa”, explicou.

Idosos

No caso dos idosos, normalmente, a quantidade de horas dormidas é menor, pois a quantidade de melatonina, o hormônio do sono, diminui com o passar dos anos.


+ Bem-estar