Gastroenterologistas citam alimentos que eles nunca ou raramente comem

  • Robson Leite
  • Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os especialistas em gases, inchaço, câncer de cólon e outros problemas digestivos compartilham o que eles próprios evitam comer

Uma alimentação regrada faz muito pela saúde em geral, seja pelo bom funcionamento do coração e do cérebro, seja pelos benefícios ao intestino e ao trato digestivo.

Quem sofre de distensão abdominal, por exemplo, deve se manter longe de alimentos com lactose, frutose, carboidratos de cadeia complexa ou poliois encontrados em adoçantes, como sorbitol e xilitol.

Ninguém vai morrer se ingerir alguma das comidas abaixo, mas alguns gastroenterologistas compartilharam um alimento que eles evitam ao máximo, visto que causam inchaço, gases e inflamação e aumentam os riscos de desencadear doenças. As informações são do portal HuffPost, reproduzidas pelo portal Metrópoles.

Barrinhas de proteína

De acordo com a gastroenterologista em Boston Harmony Allison, as barrinhas de proteínas super processadas podem causar inchaço e gases. “Eu nunca como. Elas tendem a ser altamente processados e contém muitos aditivos de utilidade desconhecida”, disse ela.

A médica acrescentou que é possível obter a mesma quantidade de proteína que uma barrinha em um copo de leite, uma porção de manteiga de amendoim, nozes ou sementes de abóbora.

Pão branco

Shilpa Grover, também especialista na área, afirmou que grãos refinados não são bons para o intestino. “Estudos que avaliaram padrões alimentares mostraram claramente que uma elevada ingestão de carne vermelha e processada e grãos refinados está associada a um risco aumentado de bolsas inflamatórias no trato digestivo chamadas de diverticulite”, comentou.

Refrigerante

O gastroenterologista Simon C. Matthews revelou que bebidas como o refrigerante, além de estarem ligadas a condições crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, estão frequentemente associadas ao desencadeamento de sintomas gastrointestinais de inchaço, arrotos e refluxo, especialmente quando combinados nas suas formas gaseificadas e cafeinadas.

Bife

A médica da mesma área de atuação Reezwana Chowdhury assumiu que evita carne vermelha, especialmente bifes e hambúrgueres. “A carne vermelha e a carne processada aumentam o risco de câncer de cólon e pólipos de cólon”, explicou.

“Elas são ricas em gorduras saturadas. O risco de câncer de cólon é maior naqueles que consomem mais de 100 gramas por dia”, pontuou a profissional.

Frituras em geral

“Estudos demonstraram que o óleo de fritura pode modular negativamente o microbioma intestinal, levando à exacerbação da aterosclerose (acúmulo de gordura e outras substâncias nas paredes das artérias)”, ressaltou o pesquisador de microbioma Mahmoud Ghannoum. Segundo ele, a longo prazo, esse acúmulo pode levar, ainda, a consequências como ataque cardíaco e derrame.

Cachorro-quente e outras carnes processadas

A gastroenterologista Rabia De Latour confessou que evita carnes processadas como cachorro-quente e bacon, visto que apresentam maior risco de câncer colorretal. “Os dados associam a ingestão de carnes vermelhas e processadas quatro ou mais vezes por semana a um aumento de 20% no risco de cancro do cólon”, justificou.


+ Boa Forma