Exercício físico é “remédio” para a cabeça e aliado contra as quebras de dieta

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de outubro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas afirmam que exercitar o corpo pode trazer inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades

Exercícios físicos praticados por idosos melhoram as funções do coração

Especialistas afirmam que exercitar o corpo pode trazer inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades

Quando o cérebro se esgota devido a um trabalho mental intenso, precisa de energia para se recompor, o que produz uma mistura de fome e ansiedade, que pode atrapalhar a dieta e levar a comer a primeira coisa que encontrar, mesmo que não seja nada saudável.

Aliás, se não for saudável, melhor ainda! Nessas horas, o corpo pede algo geralmente rico em açúcar, gordura e sal, como se essa guloseima fosse uma recompensa para tantas horas de trabalho.

Antes de sair atacando a geladeira e se arrepender logo em seguida, melhor conferir um estudo das universidades de Alabama e Birmingham: os pesquisadores recrutaram um grupo de 38 estudantes.

Na primeira semana, eles foram convidados a comer quantas pizzas quisessem depois de 35 minutos de relaxamento.

Na semana seguinte, os participantes tiveram que completar uma prova mental cansativa, que gasta nossas energias.

Resultado

O grupo, então, foi dividido em dois: metade descansou 15 minutos, a outra metade fez 15 minutos de exercícios de intervalos de alta intensidade em uma esteira.

Logo depois, foram convidados novamente a comer quantas pizzas quisessem.

Os resultados foram significativos: o grupo que descansou depois da prova mental comeu mais pizza que na semana anterior, uma média de 100 calorias a mais.

Já o grupo que praticou exercício depois da prova comeu cerca de 25 calorias a menos.

O autor do estudo, William Neumeies, explica que, quando o cérebro está esgotado, necessita de mais energia, o que nos induz a comer um pouco mais do que o habitual para repor as reservas rapidamente.

Porém, quando praticamos exercícios, os músculos liberam ácido lático no sangue, que se converte em lactato, uma fonte de energia rápida para o cérebro.

Alimento

Assim, ao treinar depois do esforço mental, estamos produzindo “alimento” para o cérebro, o que nos ajuda a comer em menor quantidade e menos calorias.

Além disso, os 15 minutos de exercício em alta intensidade queimam calorias extras, ou seja: benefício em dobro!

A atividade física ainda estimula temporariamente os hormônios que suprimem o apetite, o que, aliado à distração que ela promove, é um incentivo para comer de forma controlada e fazendo melhores escolhas.


+ Bem-estar