Especialista explica qual é o melhor exercício físico para perder a barriga

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se uma pessoa sedentária está com objetivo de perda de massa gorda, o ideal é que faça uma atividade física que vá até o seu limite

Emagrecer é o sonho de muitas pessoas. É o processo que exige paciência, ou seja, não acontece com toque de mágica e a constância é quem dita o ritmo dos resultados.

Muitas pessoas usam o esporte como “ferramenta” para perder alguns quilos, escolha que ainda acarreta em dúvida, exemplo: existe um exercício físico para perder a barriga?

Exercício físico para perder a barriga é um mito muito reproduzido

“Não existe um exercício que vá ter uma perda localizada de gordura específica na barriga. Então, não é seletivo nesse sentido, mas ao mesmo tempo qualquer exercício que seja feito associado com uma dieta correta vá promover redução da gordura corporal e, consequentemente, da barriga”, respondeu para o Sport Life o professor Leonardo Lima, de Anatomia Humana da Eeferp-USP (Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

Condição física

Assim, não dá para definir o tempo que leva uma pessoa a perder gordura corporal já que deve se primeiramente pautar sobre a condição física de uma pessoa. Também se leva em consideração o fator genético e a estratégia de um exercício.

“Basicamente, em questão de duas a três semanas já começam a aparecer alguns resultados de emagrecimento. É claro que isso é proporcional ao quanto é necessário esse emagrecimento. Pessoas que já têm bastante gordura corporal (barriga maior) tendem a identificar essas perdas mais cedo. Enquanto aquelas pessoas que têm pouca gordura acumulada, ela tendem a demorar um pouco mais para identificar essa redução”, pontuou o doutor Leonardo.

Exercício físico para uma pessoa sedentária

Se um sujeito sedentário está com objetivo de perda de massa gorda, o ideal é que faça uma atividade que vá até o seu limite. Portanto, o exercício aeróbio com longa duração e baixa intensidade é “conectado” com a redução de peso.

“Isso não quer dizer, por exemplo: que a musculação não seja um exercício que faça perder peso ou mesmo esportes coletivos. A questão é que normalmente as sessões de musculação tem um gasto energético um pouco menor, mas isso pode ser compensado com frequência semanal ou assiduidade”, explicou o professor.

Provavelmente, um esportista que ainda sim não consegue ter uma cintura menor, que tenha essa barriga mais proeminente, tem que se preocupar um pouco mais talvez com a alimentação. A parte do exercício que vai criar um déficit calórico com gasto energético já está sendo realizada. Talvez o consumo de calorias seja muito alto ou em desequilíbrio”, disse Lima.

Aeróbico antes ou depois do exercício físico acelera a perda da barriga?

“No fim das contas, o processo de emagrecer é gastar mais energia do que se consome. Se é um exercício de força e o aeróbico depois ou aeróbico antes e força depois, vai ser irrelevante. O que importa mesmo é a soma total do gasto calórico durante todos os exercícios”, concluiu o Dr. Leonardo Lima.

Dado

A Nielsen Holding afirmou que o brasileiro é o que mais recorre a um tipo remédio para emagrecer na América Latina.

Segundo o portal Terra, essa pesquisa ainda indicou que 50% dos brasileiros tentam perder peso de alguma forma, outros 76% partem para dieta e 64% se baseiam em exercícios físicos.