Consumir proteína em todas as refeições ajuda a emagrecer; entenda

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 22 de outubro de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Médica explica os benefícios da proteína para o organismo e aponta a importância do consumo equilibrado dessa substância

As proteínas são fundamentais para os músculos e para quem deseja emagrecer – foto Freepik

 

Saber o que comer para emagrecer nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, existem diversas dietas e alimentos diferentes que prometem resultados mágicos. Mas encontrar a chave para uma alimentação equilibrada pode ser mais fácil do que você imagina.

É o que aponta a médica endocrinologista e metabologista Dra. Tassiane Alvarenga. Já que, segundo a especialista, o simples consumo de proteína pode ajudar a perder peso e, ainda por cima, manter a musculatura intacta.

Entenda como proteína ajuda perder peso e manter musculatura

“Consumir proteínas em todas as refeições pode oferecer benefícios, porque elas fornecem os blocos de construção (aminoácidos) necessários para a síntese proteica e a recuperação muscular, especialmente após o exercício físico”, explica a doutora.

Além dessa afirmação, um estudo com pessoas acima do peso envolveu um grupo que comeu menos proteínas e outra turma que comeu mais.

O grupo que consumiu pouca proteína perdeu 23% de massa magra e 77% de gordura, e a equipe com alta ingestão proteica perdeu 16% de massa magra e 84% de gordura.

Então, a parte importante desse entendimento é que as proteínas exercem efeito termogênico maior do que os carboidratos e gorduras. “Traduzindo: o corpo gasta mais energia para digerir proteínas, contribuindo indiretamente para a desejada queima de calorias”, completa Alvarenga.

Outro detalhe é que conforme o tipo de alimentação, o corpo é capaz de perder músculos em vez de eliminar gordura. “Comer proteínas suficientes é essencial para evitar perder músculos”, destaca a médica.

Acréscimo sobre a importância da proteína

Tassiane cita a sugestão diária da RDA (Recommended Dietary Allowance) de 0,8g de proteína por quilo e 12% a 15% das necessidades calóricas diárias. Isso significa que uma pessoa que pesa 70kg deve consumir 56g de proteínas por dia ao longo das refeições.

*Informações SportLife


+ Boa Forma