Câimbras nas pernas, um problema muito comum e que pode ser combatido em casa

  • Marcia Souza
  • Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem nunca sentiu aquela famosa repuxada após praticar um exercício ou mesmo sem esforço? Saiba mais

Quem nunca sentiu aquela famosa repuxada após praticar um exercício ou mesmo sem esforço? Saiba mais

A câimbra nas pernas é uma situação bastante desconfortável que acontece devido a uma contração rápida e voluntária de um dos músculos da perna, sendo mais comum de acontecer na panturrilha.

Na maior parte dos casos, as cãibras não são graves, sendo causadas devido à falta de água no músculo ou devido à prática de exercício físico intenso, não necessitando de tratamento médico.

No entanto, por se tratar de uma situação dolorosa, alguns cuidados caseiros podem ajudar a aliviar a dor e prevenir que a câimbra aconteça, como aumento do consumo de alimentos ricos em minerais, principalmente potássio, e realização de exercícios de alongamento para a perna.

Principais causas

As câimbras na perna podem acontecer em qualquer momento do dia e acontecer no músculo da frente ou de trás da coxa e panturrilha, podendo a contração muscular durar entre segundo e poucos minutos.

A câimbra na perna pode acontecer devido a diversas situações, sendo as principais:

• Falta de oxigênio no músculo ou de excesso de ácido lático, o que é comum durante a atividade física;

• Deficiências nutricionais, principalmente magnésio, cálcio, sódio e vitaminas do complexo B;

• Desidratação, o que faz com que exista alteração nos níveis de minerais no organismo;

• Uso prolongado de remédios diuréticos que promovem a eliminação de minerais do corpo.

Além disso, algumas doenças como diabetes, cirrose hepática, hipotireoidismo, insuficiência venosa e varizes nas pernas também podem aumentar a chance de haver câimbra nas pernas.

O que fazer

Para aliviar a câimbra na perna, é recomendado que seja feito massagem e alongamento do músculo que está contraído. Assim, quando a câimbra acontece na panturrilha, por exemplo, é recomendado sentar no chão com a perna esticada e puxar a ponta do pé em direção ao corpo, permanecendo nessa posição por cerca de 1 minuto.

Quando a câimbra na perna acontece devido à prática de atividade física intensa ou em excesso, é importante diminuir a frequência ou a intensidade dos treinos e fazer alongamentos antes e depois do treino.

No entanto, quando é devido a doenças, é importante consultar o clínico geral para que seja iniciado o tratamento mais adequado.

Alimentos

Além disso, como a câimbra acontece principalmente devido a deficiências nutricionais, principalmente de minerais, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio, magnésio, como banana, maçã, kiwi, aveia, castanha do pará e água de coco, por exemplo.

Veja no vídeo a seguir mais dicas do que comer para aliviar as câimbras:

https://www.youtube.com/watch?v=ktqK8vFaAtQ&t=1s


+ Boa Forma