Café e chá podem estar associados a risco menor de AVC e demência, diz estudo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de novembro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma xícara de café ou chá pela manhã pode ajudar a reduzir os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e demência, de acordo com um novo estudo

Risco de AVC pode ser diminuído com consumo de café e chá

 

Uma xícara de café ou chá pela manhã pode ajudar a reduzir os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e demência, de acordo com um novo estudo.

Entre mais de 360 mil participantes de um estudo realizado ao longo de um período de 10 a 14 anos, aqueles que beberam de duas a três xícaras de café e de três a cinco xícaras de chá apresentaram um risco menor de acidente vascular cerebral e demência.

Também foi observada a redução do risco de desenvolvimento desses quadros clínicos em pessoas que consumiram de maneira combinada de quatro a seis xícaras de café ou chá por dia. Os resultados foram divulgados pelos pesquisadores da Universidade Médica de Tianjin, na China.

Resultados do estudo

“Nossas descobertas sugeriram que o consumo moderado de café e chá isoladamente ou em combinação foi associado a um menor risco de derrame e demência”, disseram os autores do estudo em um comunicado.

Em todo o mundo, 10% das mortes são causadas por acidentes vasculares cerebrais, de acordo com um estudo de 2017 publicado pelo The Lancet. A demência se refere a um declínio geral na função cerebral, mas pode aparecer após um derrame.

Beber café ou chá em separado também foi associado a um risco menor de ambas as condições, mas pessoas que beberam de duas a três xícaras de café e de duas a três xícaras de chá por dia (quatro a seis xícaras no total) tiveram melhor desempenho, com uma redução de 28% no risco de demência e um risco 32% menor de AVC do que aqueles que não bebem, de acordo com o estudo.

As informações sobre o quadro dos participantes vieram do UK Biobank, um banco de dados anônimo de informações de saúde de cerca de meio milhão de voluntários no Reino Unido coletado entre 2006 e 2020.

O estudo analisou participantes com idades entre 50 e 74 anos que relataram seu consumo de café e chá.

Ao longo do período de estudo, 5.079 participantes desenvolveram demência e 10.053 sofreram pelo menos um acidente vascular cerebral, de acordo com o estudo, que foi publicado na revista científica PLOS Medicine.

Limitações de dados

Muitos estudos sugerem que consumo de café e chá está associado a benefícios à saúde, mas é importante observar que os pesquisadores só puderam dizer que as bebidas estavam relacionadas a benefícios à saúde, mas não que oferecem proteção direta contra esses quadros clínicos.

Há limitações para a precisão dos dados porque os participantes relataram seu próprio consumo de chá e café, e suas estimativas podem ser influenciadas por seu próprio viés, disse, por e-mail, Lee H. Schwamm, médico e presidente do Comitê Consultivo da Associação Americana de Acidentes Cardiovasculares e presidente de neurologia vascular no Hospital Geral de Massachusetts.

“Não podemos imputar a causa e dizer ‘beber mais café ou chá é bom para o cérebro’. O que podemos dizer apenas é que, neste estudo, as pessoas que relataram consumo moderado de café ou chá tinham menos probabilidade de ter um derrame ou demência ao longo de um acompanhamento de 10 anos”, disse Schwamm.

É hora de começar a beber café?

Outras pesquisas já haviam sugerido que o café pode ser benéfico para a saúde do cérebro.

Um estudo de 2021 usando o UK Biobank mostrou que, para pessoas sem diagnóstico de doença cardíaca, o consumo regular de café de meia a três xícaras por dia estava associado a um menor risco de morte por doença cardíaca, derrame e morte prematura por qualquer causa em comparação a quem não bebe café.

Vários estudos mostraram também que três xícaras de café por dia podem reduzir o risco de doença de Alzheimer.

O café com cafeína pode ajudar o cérebro de várias maneiras, aumentando a produção do fator estimulador de colônias de granulócitos chamado de G-CSF, que ajuda a proteger e reparar células neuronais no cérebro, de acordo com a Sociedade de Alzheimer do Reino Unido.

Nem o café descafeinado nem a cafeína sozinha ajudaram nesse sentido, “sugerindo que pode haver um efeito de combinação entre a cafeína e um composto desconhecido no café”, disse a instituição.

Quantas xícaras de café por dia?

Mas o exagero pode ter um efeito inverso. Pessoas que bebem mais de seis xícaras por dia têm maior risco de demência e menores volumes cerebrais totais, de acordo com um estudo publicado em junho na revista Nutritional Neuroscience.

Os resultados do estudo mais recente podem apontar para alguns benefícios de beber café e chá, mas isso não significa necessariamente que todos devam começar a ingerir mais doses ao longo do dia.

“Uma advertência: o cappuccino de um homem é o café expresso de outro”, disse Schwamm. “Nem todas as bebidas de café contêm a mesma quantidade de cafeína e as pessoas calculam o valor de uma xícara de café ou chá de forma diferente, por isso devemos ter em mente que a maioria das coisas se consome melhor quando há moderação”.

Se você evitou bebidas com cafeína no passado, pode haver um bom motivo, e ainda não há evidências de que haja um benefício em começar a tomar café ou chá, acrescentou ele. Para a maioria das coisas, a moderação é a melhor abordagem, disse Schwamm.

“Desfrute seu café pela manhã e não renuncie a xícaras extras ao longo do dia se você gosta”, concluiu.

*Informações CNN


+ Ciência