Bike com roda triangular, completamente heterodoxa; anda bem e não é piada

  • Nene Sanches
  • Publicado em 26 de maio de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ninguém precisou reinventar a roda – mas esses youtubers aceitaram um tremendo desafio (para bicicletas); confira no que deu

O design básico das bicicletas movidas a pedal não mudou muito em mais de 150 anos.

Seu desempenho e materiais de que são feitas melhoraram, mas um quadro com dois pneus redondos é uma receita que funciona há décadas. Porém, alguns discordam e tentam reinventar a roda. Literalmente.

Exemplo disso são os youtubers do canal The Q. Sua empreitada mais recente foi um projeto de bicicleta com rodas triangulares. Eles conseguiram – e elas rolam como as redondas mesmo.

Assista ao vídeo:

Reinventando a roda

Recentemente, os youtubers postaram o vídeo de uma bicicleta personalizada completamente heterodoxa. Isso porque eles projetaram e construíram com rodas quadradas.

À primeira vista, a bicicleta parecia impossível de andar, por aparentemente exigir quantidades impossíveis de força no pedal para fazer os pneus rolarem. Mas acabou que eles empregavam um design inteligente, porque elas não precisavam rolar.

Em vez disso, seus pneus funcionam como degraus, que impulsionam a bike para a frente. É um mecanismo parecido ao de um tanque militar.

Assista ao vídeo:

Então, por que parar em rodas quadradas? Após o sucesso do projeto de bicicleta de rodas quadradas, o The Q voltou à prancheta para ver se eles poderiam criar um projeto de bicicleta com rodas triangulares. Eles conseguiram.

Ao contrário da bicicleta de rodas quadradas, essas rodas triangulares, na verdade, rolam iguais às redondas. É uma ideia que parece impossível – ou, pelo menos, que seria incrivelmente desconfortável de pilotar.

Porém, a resposta foi curvar levemente cada lado das rodas triangulares e projetar um par de braços articulados (equipados com limitador). Isso permitiu que o centro de cada roda se movesse para cima e para baixo.

Assim, dá para conduzir a bicicleta de forma que o ciclista quase não sente esse movimento para cima e para baixo.

Parece que ele talvez experimente um aumento sutil na velocidade de avanço toda vez que as rodas triangulares fazem a transição de seus pontos de ápice para seus lados planos.

Segundo o portal Olhar Digital, este parece ser um design notavelmente montável. E que poderia ser bastante útil para navegar por terrenos irregulares.


+ Ciência