A bala de prata contra insônia: Oxford elege o melhor remédio para problema de sono

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 13 de agosto de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Droga mostrou ter melhor perfil de eficácia ao ser comparada com dezenas de medicamentos em uma ampla revisão de estudos

No próximo ano, as farmácias do Brasil devem disponibilizar um novo fármaco eleito como o melhor remédio para insônia por pesquisadores da Universidade de Oxford.

Trata-se do lemborexant, que já é comercializado nos Estados Unidos desde 2019 e está em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vendido pelo nome comercial de Dayvigo, nos EUA, o medicamento mostrou ter um melhor perfil de eficácia, aceitabilidade e tolerabilidade por uma ampla revisão de estudos sobre 36 medicamentos realizados durante mais de quatro décadas. O trabalho foi publicado na revista científica The Lancet.

Segundo o portal Catraca Livre, a diferença desse medicamento para os demais é que ele age por uma via via diferente do cérebro, bloqueando o sistema orexina (hipocretina), que é um neurotransmissor que tem como função manter a vigília e o despertar.

Já os medicamentos mais utilizados hoje no Brasil, os benzodiazepínicos, agem de maneira contrária. Em vez de inibir a vigília, eles induzem um neurotransmissor chamado GABA, que diminui a atividade do sistema nervoso, provocando como a sensação de relaxamento e sono.

O problema é que o uso crônico dos benzodiazepínicos causa dependência e aumentam o risco de demência.


+ Ciência