Homem se contamina com bactéria para testar vacina: “Eu queria morrer por 6 horas

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 7 de maio de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Elberts precisou fazer as necessidades em um penico, colocá-las em um saco e entregar para os pesquisadores fazerem análise

 Cerca de 48 horas após ingerir a bactéria ele foi acometido por uma diarreia intensa e uma febre de 39,4°C.

Normalmente, doenças e infecções acontecem de forma acidental, já que a tendência é de evitarmos esse tipo de situação.

No entanto, um homem de 26 anos aceitou receber 7 mil dólares para se contaminar com Shigella, bactéria que causa disenteria, como parte do estudo de uma vacina contra o patógeno. O resultado parece ter sido muito pior do que ele esperava.

De acordo com informação do portal Olhar Digital, Jake Eberts participou do estudo conduzido pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

A instituição desenvolveu uma vacina contra a doença e, quando o jovem entrou no processo, as pesquisas estavam na fase dois de desenvolvimento. O rapaz, no entanto, acabou desenvolvendo os sintomas.

Bactéria causa disenteria 

Nas redes sociais, Elberts contou que tomou um líquido com a bactéria presente nele. Cerca de 48 horas após o procedimento ele foi acometido por uma diarreia intensa e uma febre de 39,4°C.

A recuperação durou quatro dias e ele foi medicado por enfermeiras do hospital universitário. O jovem permaneceu o período no alojamento junto com os outros participantes do estudo.

Apesar do rapaz ter desenvolvido a doença, isso não significa que o imunizante não funcione, já que o estudo aplicou a vacina em metade dos participantes e placebo na outra metade. Todos os voluntários tomaram o líquido com a bactéria e receberam a quantia em dinheiro. Esse tipo de pesquisa é proibida no Brasil.

Penico

Elberts contou ainda que precisou fazer as necessidades em um penico, colocá-las em um saco e entregar para os pesquisadores fazerem análise.

“Essa foi a doença mais brutal que já estive, e eu queria morrer por seis horas. Não consigo imaginar como essa doença é aterrorizante para uma criança pequena”, finalizou.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a doença causada pela Shigella afeta cerca de 160 milhões de pessoas e causa dor abdominal, cólica, diarreia com sangue, pus ou muco; febre, vômitos e tenesmo, em geral, iniciam-se, um ou dois dias após a exposição às bactérias.

Algumas cepas são responsáveis por uma taxa de letalidade de 10 a 15%.


+ Ciência