Redução da imunidade contra a covid pode levar à morte mesmo com 2 doses da vacina

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 17 de novembro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entenda como o corpo responde a infecções, com a ajuda da vacina, e como é natural que essa proteção diminua com o passar do tempo.

Médicos britânicos e a Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido têm advertido que a redução da imunidade contra a covid-19 pode levar à morte mesmo algumas pessoas que já tomaram as duas doses da vacina contra o coronavírus no país.

Segundo notícia do portal G1, a queda da imunidade é esperada e não deve ser motivo para as pessoas não se vacinarem, disse, em agosto, o pesquisador Tim Spector.

Ele é autor de um estudo que apontou que a proteção oferecida pela vacina da Pfizer, por exemplo, cai de 88% um mês após a segunda dose para 74% após seis meses.

A vacina Oxford/AstraZeneca, por sua vez, cai de 77% para 67% após o quinto mês depois da imunização completa.

Com essas quedas, até onde estamos protegidos?

Primeiro, vamos ressaltar o básico: nosso sistema imunológico tem dois grandes papéis, que são impedir que nos infectemos e, caso isso fracasse, ajudar nosso corpo a se livrar da infecção.

Agora, imagine seu sistema imunológico como se fosse um castelo medieval, rodeado por um exército cruel de coronavírus desesperados para invadir.

Isso porque a vacina contra covid-19 tem treinado as tropas do seu corpo – que incluem tanto anticorpos quanto essas células de memória para reagir contra uma infecção.

Ao menos uma dessas linhas de defesa está diminuindo, e não é uma surpresa. É o que acontece após qualquer vacina ou infecção.

“Há evidências boas de que anticorpos diminuem com o tempo, o que nos deixa com defeitos óbvios”, explica a professora Eleanor Riley, imunologista da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

A deserção desses arqueiros-anticorpos de seus postos foi piorada pela emergência da variante Delta, que é mais contagiosa.

Ela é simplesmente mais eficiente em entrar em nosso corpo – é como se fosse um novo exército se amontoando na muralha com armamento extra.

Talvez você tenha percebido as consequências disso por conta própria: algumas pessoas pegaram a covid-19 mesmo tendo recebido as vacinas.

A queda na imunidade com o passar do tempo é uma preocupação óbvia para governos tentando impedir o avanço do coronavírus.


+ Ciência