Primavera já começou e francanos colocam fé na mudança das condições climáticas

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 22 de setembro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte.

Nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, às 16h21 (horário de Brasília), começou a Primavera, estação do ano tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre.

Neste dia, ocorre o segundo equinócio deste ano, ou seja, o dia e a noite têm aproximadamente a mesma duração. O primeiro foi no início do outono, em março.

As estações do ano são fenômenos naturais e ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

O instante exato do início de uma estação do ano é determinado por uma posição específica da Terra em sua órbita, como explica a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

Perspectiva

“Para compreender o início das estações, é preciso imaginar a Terra parada e o Sol se movendo em relação a nós”, disse a pesquisadora.

Segundo ela, nessa perspectiva, o Sol percorre um caminho, que se chama eclíptica, e o instante do equinócio de setembro é aquele em que o Sol cruza o equador celeste, que é a extensão do equador terrestre, indo de norte para sul. “No hemisfério sul é o equinócio de primavera e no hemisfério norte é o equinócio de outono.”

As estações do ano são marcadas pela maneira como os raios solares incidem nos hemisférios. Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte.

Nas regiões próximas ao equador terrestre, esse efeito praticamente não existe. Quanto mais nos afastamos do equador terrestre, mais esse efeito torna-se evidente.

A caminho do Sol

No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites, e no hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será dia 21 de dezembro às 12h59 (horário de Brasília).

 


+ Ciência