Covid: Usar vacinas de diferentes fabricantes cria maior imunidade, diz pesquisadora

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 6 de setembro de 2021 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisadora afirmou que o ideal é que as doses de reforço sejam de uma fabricante diferente da que foi tomada nas duas outras doses

Segundo pesquisadora, o ideal é que as doses de reforço da vacina contra covid sejam de fabricantes diferentes

 

A utilização de doses de diferentes fabricantes da vacina contra a Covid-19 resulta em uma maior imunidade, segundo a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcomo.

A pesquisadora afirmou que o ideal é que as doses de reforço sejam de uma fabricante diferente da que foi tomada nas duas primeiras doses.




“A intercambialidade de vacinas se impõe por razões de demonstração, de efetividade e por estudos de fase 4 que já foram desenvolvidos. A vacina da Pfizer é a que está disponível e a da AstraZeneca também será usada para a intercambialidade. Ter essa mudança de fabricantes nas doses é o mais esperado, é a expectativa, é o correto e é o desejável”, afirmou a pneumologista.

Dalcomo afirmou ainda que é inaceitável que pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não tenham voltado para tomar a segunda.

“Isso me causa grande preocupação. Nós precisamos estar permanentemente conclamando às pessoas que voltem para tomar a segunda dose. Essa é uma questão muito crucial no Brasil, que é o único lugar onde nós vemos essa diferença tão grande entre quem tomou uma dose e não tomou a outra”, afirmou a pesquisadora.

*Informações CNN


+ Ciência