Aprenda a preparar chá de açafrão, poderoso aliado do emagrecimento!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de setembro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisas apontam que o chá de açafrão ajuda a emagrecer, protege o coração, estimula o cérebro e turbina o sistema imunológico

chá de açafrão

Chá de açafrão não só ajuda a emagrecer, como traz benefícios importantes para a saúde

 

O açafrão-da-terra é uma planta da mesma família do gengibre. Suas raízes possuem um tom alaranjado e têm sido usadas como corante há séculos.

Seu sabor pronunciado também garante sua presença como ingrediente de vários pratos. Além disso, o chá de açafrão apresenta várias propriedades que favorecem a saúde.

Pesquisas apontam que a bebida ajuda a emagrecer, protege o coração, estimula o cérebro e turbina o sistema imunológico.

É seguro ingerir a cúrcuma em doses diárias de até 12 gramas. Assim, o ideal é beber uma xícara do chá de açafrão por dia. No entanto, existem contraindicações.

A curcumina é capaz de diminuir a pressão sanguínea. Por isso, pessoas que fazem uso de medicamentos anti-hipertensivos devem consultar seus médicos antes de acrescentar a raiz à dieta.

Quais são os benefícios do açafrão para saúde?

De nome científico Curcuma longa, a planta é conhecida como turmérico, açafrão-da-terra ou cúrcuma.

É originária do sul da Índia e da Indonésia. Por causa de seu aroma apimentado e de seu gosto levemente amargo, é um dos ingredientes do curry.

Ainda mais, em partes da Ásia, o pó de cúrcuma é misturado com água e aplicado no rosto a fim de tratar a pele.

É possível encontrar a raiz in natura em feiras. Seu pó está disponível nos corredores de temperos dos supermercados, assim como nas farmácias, em cápsulas de suplemento.

O chá de açafrão vem ganhando popularidade, uma vez que oferece vários benefícios para a saúde. Afinal, a planta é fonte de vitaminas B3, B6 e C, além de cálcio, cobre, ferro, manganês, potássio e zinco.

No entanto, a curcumina é o principal ativo do açafrão-da-terra. É ela a responsável por sua coloração forte. Trata-se de um flavonoide que tem atributos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Pode tomar açafrão todos os dias?

É seguro ingerir a cúrcuma em doses diárias de até 12 gramas. Assim, o ideal é beber 1 xícara do chá de açafrão por dia. No entanto, existem contraindicações.

A curcumina é capaz de diminuir a pressão sanguínea. Por isso, pessoas que fazem uso de medicamentos anti-hipertensivos devem consultar seus médicos antes de acrescentar a raiz à dieta.

Grávidas também devem evitar o alimento. Apesar de não haver estudos para comprovar, acredita-se que o açafrão-da-terra possa estimular o trabalho de parto.

Pacientes com riscos de obstrução de vias biliares, pedras na vesícula e doenças hepáticas também devem buscar um médico antes de consumir chá de açafrão. Isso porque a cúrcuma pode aumentar a produção de bile.

Para que serve

Ajuda a emagrecer

Em primeiro lugar, a bebida é pouco calórica: 1 xícara (chá) feita com 1 colher (chá) de cúrcuma tem apenas 8 calorias. Além disso, a curcumina melhora a digestão e acelera o metabolismo.

Dessa forma, combinar uma alimentação saudável com a infusão de cúrcuma pode restringir o crescimento de células de gordura.

Protege a saúde do coração

A bebida ajuda a reduzir o colesterol ruim. Assim, os riscos de desenvolver condições mais sérias, como doenças cardíacas e derrames, são menores. Um estudo de 2008, aliás, descobriu que a curcumina diminui os níveis gerais de colesterol.

Faz bem para o cérebro

As propriedades antioxidantes do chá de açafrão podem prevenir os danos cerebrais que causam Alzheimer. Mais estudos são necessários para comprovar sua eficácia. Mas pesquisas feitas na Universidade da Califórnia são promissoras.

Aumenta a imunidade

Outro benefício benefício dos antioxidantes da curcumina é o fortalecimento do sistema imunológico. Conforme afirma este estudo de 2007, o flavonoide ajuda na regulação das células imunes.

Reduz inflamação

O chá de açafrão um poderoso anti-inflamatório. Por isso, pode diminuir os sintomas de pessoas com artrite.

De acordo com um estudo, a curcumina é capaz de reduzir a dor de pacientes com osteoartrite. Pode ser tão eficaz quanto alguns medicamentos, só que sem os efeitos colaterais.

Pode prevenir o câncer

Várias pesquisas indicam o potencial da cúrcuma como medicamento contra o câncer. Isso porque o alimento pode desacelerar o crescimento das células cancerosas. Tem se mostrado particularmente eficaz quando a doença é no sistema digestivo.

Como se faz o chá

Existem duas formas de fazer a bebida. A primeira é usando a raiz fresca. Higienize bem, descasque e rale o açafrão-da-terra. Então, misture 1 colher (sopa) com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo até ferver. Pode coar e beber logo após.

Por outro lado, se decidir fazer com a cúrcuma em pó, as proporções são diferentes. Use 1 colher (chá) para cada xícara de água. Além disso, o ideal é ferver a água antes e só depois disso adicionar o açafrão. Misture bem a fim de diluir.

Ao mesmo tempo, é possível misturar com outras especiarias, ervas e até frutas. Desse modo, a bebida ganha mais sabor e valor nutricional.

*Informações Fashion Bubbles


+ Nutrição