Whey protein pode substituir uma refeição? Entenda como ela funciona no organismo!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 24 de julho de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os benefícios do whey protein não estão restritos apenas para aqueles que praticam a atividade física

Todo mundo que pratica atividades físicas e quer ganhar músculos já ouviu falar ou usa a proteína em pó – foto Freepik

 

Todo mundo que pratica atividade física e quer ganhar músculos já ouviu falar ou já utiliza whey protein.

É uma proteína em pó, à base do soro do leite, e que virou um combustível da dieta de quem malha.

Os entendidos do assunto dizem que essa proteína aumenta a massa magra e melhora o desempenho físico, se estiver associado à atividade física e a uma alimentação saudável.

“O consumo regular do whey protein aumenta a força e a massa muscular quando parte de um treinamento muscular”.

“A proteína também pode ser eficaz para ajudar a recuperação muscular após exercícios intensos e minimizar a flacidez”, explica a nutricionista Ina Carolina.

E os benefícios do whey protein não estão restritos apenas para aqueles que praticam a atividade física. De acordo com Ina Carolina, tendo acompanhamento profissional, outros casos podem ser solucionados.

“A proteína do soro de leite pode ajudar também no ganho de peso em pessoas desnutridas ou com problemas para ganhar e manter peso, ou em sarcopenia (perda generalizada e progressiva da força e massa muscular esquelética) em idosos.”

“Com exceção de quem é alérgico ou tem intolerância, qualquer adulto saudável pode tomar whey protein, se prescrito por um nutricionista. Aí é necessário avaliar a necessidade e o quadro clínico, para incluir o suplemento na rotina de alimentação (…).”

O que o whey protein substitui e quais os mitos e riscos no seu consumo?

A proteína do whey protein é encontrada em diversos alimentos do nosso dia a dia, como carne, frango, peixe e até queijos.

Por possuir aminoácidos essenciais que são rapidamente absorvidos pelo nosso corpo, o seu uso logo após ou, no máximo, uma hora depois da atividade física agiliza esse trabalho, como detalha a nutricionista Ina Carolina.

“O whey protein é uma proteína, logo, o uso desse suplemento seria para substituir ou suplementar a quantidade de proteína necessária do indivíduo”.

“Lembrando que a necessidade diária é particular e depende de vários fatores como peso, idade, atividade física e quadro clínico.”

Como em qualquer produto, seu uso deve ser recomendado por um especialista já que, ser for consumido em excesso, pode trazer riscos para a saúde.

“Se for consumido de maneira isolada e excessiva, o suplemento não apenas deixará de trazer os benefícios que poderia, como também pode fazer mal em algumas situações.”

Por sinal, um dos mitos no uso do whey protein é dizer que ele engorda. “O whey protein engorda apenas se consumido em excesso como qualquer alimento. Quando utilizado de forma incorreta, em uma dieta desbalanceada ou sem necessidade.

“O que determina se você engorda ou emagrece é o seu balanço energético ao longo dos dias”, detalha a nutricionista.

Mas sobre o mito de que o whey protein pode ser substituído por qualquer refeição, Ina faz um alerta:

“É comum que o produto seja utilizado quando não há muito tempo para o preparo de um lanche ou de uma refeição. Mas é preciso que isso seja dosado”.

“O uso do whey protein deve ser conciliado com uma alimentação balanceada, elaborada de acordo com as necessidades do indivíduo e levando em consideração todos os aspectos de saúde”.

*Informações Receitas Globo


+ Boa Forma