Whey concentrado ou isolado: Saiba quais são as diferenças e qual utilizar

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 3 de julho de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Classificações do suplemento feito a base da proteína do soro do leite apresentam diferentes índices proteicos e podem ajudar no ganho de massa muscular

Whey protein é um dos suplementos mais utilizados por atletas – foto Freepik

 

Os suplementos proteicos costumam ser utilizados por atletas que desejam melhorar sua performance nos treinos. Entre eles, o whey concentrado ou isolado aparece entre os mais ingeridos.

Segundo estudo publicado no caderno Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio Grande, um a cada três entre os entrevistados afirmaram já ter utilizado algum tipo de suplemento alimentar.

Entre os suplementos, o whey protein foi o mais citado pelos participantes, correspondendo a 79% das respostas.

Apesar de apresentarem a mesma base, os dois produtos contam com índices diferentes da proteína chamada de whey – a proteína do soro do leite – em sua composição.

Quais as diferenças entre o whey protein concentrado e isolado?

A principal diferença de whey concentrado e isolado está na composição dos diferentes tipos de suplementos. Os dois produtos têm como base a proteína do soro do leite, mas os índices presentes em cada um são distintos.

Segundo o Inmetro, em relatório sobre o whey, essa variação acontece devido às diferentes técnicas de processamento e produção dos produtos feitos com o whey protein, que levam a três classificações do suplemento: concentrada, isolada e hidrolisada.

De acordo com o estudo, a forma isolada é a mais pura, com cerca de 90% de proteína em sua composição, enquanto o whey concentrado pode fornecer um índice proteico que varia de 29% a 89%.

Os produtos são utilizados por atletas e praticantes de exercícios físicos com o objetivo de melhorar o desempenho nas atividades.

As opções de whey protein isolado e concentrado podem ser encontradas em diversos formatos, como:

pó;
flocos;
em barra;
cápsulas;
gel ou líquido.

Não é necessário receita para adquirir o produto, mas é indicado fazer o uso sob orientação de profissionais da nutrição.

Quando tomar whey isolado?

De acordo com o Inmetro, o whey isolado é a opção mais indicada para intolerantes a lactose, por conter índices mais baixos da substância em sua composição.

Além disso, é também recomendado para quem tem problemas digestivos, uma vez que a maioria dos produtos de whey isolado são isentos de gorduras e apresentam um índice menor de carboidratos.

É possível consumir o whey no pré-treino, para ajudar no desempenho durante a atividade física, ou no pós, com o foco de ajudar na recuperação dos músculos.

Quando tomar whey concentrado?

Segundo o Inmetro, o whey concentrado é a forma mais barata do suplemento, rica em aminoácidos e cadeia ramificada, o que contribui para a recuperação muscular e para aceleração do anabolismo.

Devido a essa composição, esse tipo de whey protein é mais consumido como suplemento alimentar e pode ser utilizado tanto para a hipertrofia como para o emagrecimento.

Também é possível ingerir o suplemento concentrado antes ou após a prática de exercícios físicos.

Qual o melhor tipo de whey para ganhar massa muscular?

Tanto o whey concentrado como o whey isolado podem ajudar a ganhar massa muscular magra, assim como na perda de peso.

O relatório do Inmetro esclarece que os produtos a base de whey apresentam alto valor biológico de proteína (entre 106% e 159%) e alta absorção, combinado com alto teor de aminoácidos essenciais e baixas concentrações de gordura.

Essa combinação é o que auxilia no ganho de massa magra, além de contribuir para a recuperação muscular.

O whey, proteína base da composição dos produtos, é conhecida como proteína anabólica pela sua capacidade de aumentar a síntese proteica.

De acordo com o Inmetro, sua ação anticatabólica (responsável por impedir o corpo de quebrar substâncias complexas em outras mais simples) é interrompida 120 minutos após o consumo.

Outra pesquisa sobre a eficácia do whey, publicada pela Frontiers in Pharmacology, mostrou que o uso do whey fornece um benefício adicional para ganhar e para manter a massa muscular.

Portanto, ao escolher o whey protein concentrado ou isolado, o atleta deve avaliar seus objetivos e as composições mais indicadas para o seu organismo, conforme indicação médica.

3 mitos e verdades sobre o whey concentrado e isolado

Com o uso comum entre os atletas e praticantes de atividades físicas, o suplemento tende a se destacar no mercado e, com isso, mitos sobre o whey concentrado ou isolado podem surgir.

Conheça três mitos e verdades sobre os suplementos proteicos à base de whey.

Whey concentrado é indicado para intolerantes a lactose

Mito. Na verdade, de acordo com uma pesquisa realizada para o Federal Research Centre for Nutrition and Food, Institute of Dairy Chemistry and Technology, o whey concentrado apresenta uma quantidade maior de lactose na sua composição.

Segundo o estudo, a quantidade de lactase é de 14,8% na composição do whey concentrado, enquanto no isolado é de 1,1%.

Neste contexto, o relatório do Inmetro, apresentado anteriormente, reforça que o suplemento isolado é o mais indicado para intolerantes à proteína do leite.

A orientação nutricional é indicada antes de iniciar o uso de suplementos como o whey concentrado ou isolado para identificar o uso correto para cada organismo.

Whey protein isolado ou concentrado oferecem os mesmos resultados

Parcialmente verdade. Como apresentado pelo relatório do Inmetro, os dois tipos de whey têm uma composição similar, com a mesma base, aminoácidos e benefícios, como rápida absorção e alto valor biológico.

A diferença é o índice proteico de cada um, que tende a ser maior no whey protein isolado, por apresentar a proteína de forma mais pura e ter níveis mais baixos de gordura devido ao método de produção do suplemento.

Na prática, os dois podem contribuir para o ganho de massa muscular e para o emagrecimento, como destacado também no artigo “Benefícios da utilização da proteína do soro de leite whey protein”, publicado pela revista brasileira de nutrição esportiva.

Segundo a análise, diminuição da gordura corporal, aumento da massa magra e força se destacaram como benefícios do whey em estudos sobre a proteína.

É possível utilizar o whey como única fonte de proteínas

Mito. Os produtos feitos a base da proteína whey são suplementos e, portanto, tem a função de complementar os hábitos de quem pratica atividades físicas.

Seguir uma alimentação saudável é essencial para que o corpo receba as quantidades adequadas de proteína e nutrientes, sendo uma das orientações do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, criado pelo Ministério da Saúde.

O guia também reforça a importância da hidratação e recomenda beber água antes, durante e após a prática.

Resumo

O whey concentrado ou isolado contam com a mesma base e apresentam benefícios similares, mas apresentam índices distintos de proteína em suas composições.

Para entender as diferenças, as características e indicações de uso de cada produto abordamos os seguintes pontos:

– whey é o nome dado a proteína do soro do leite;
– whey protein concentrado pode ter um índice proteico entre 29% e 89%;
– a proteína é indicada para ganho de massa muscular pelo alto valor biológico, rápida absorção, alto teor de aminoácidos e baixo nível de gordura;
– whey protein isolado apresenta maior índice proteico (90%) e tem menor quantidade da proteína do leite em sua composição, por isso é o mais indicado para intolerantes à lactose;
– é indicado fazer o uso do suplemento proteico após consulta nutricional, com indicações de profissionais sobre o uso, quantidade e tipo ideal de acordo com cada organismo e objetivo do atleta.

*Informações CNN


+ Boa Forma