Formula Chopp

Vinagre de maçã ajuda a manter a saúde e também a beleza dos cabelos, aproveite!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 2 de abril de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O produto, que ajuda a perder peso e a reduzir o colesterol, auxilia também na saúde dos fios capilares e é cada vez mais consumido no Brasil

Consumo do vinagre de mação no Brasil tem aumentado a cada dia

 

O consumo de vinagre de maçã começou a se intensificar no País à medida que conquistava lugar de honra na mesa do brasileiro.

Hoje, o ingrediente indispensável no tempero de saladas e na preparação de molhos é presente em incontáveis receitas, incluindo os doces.

Mas, além da utilidade gastronômica, o produto tem merecido estudos e pesquisas pelos usos medicinais, observa o especialista em vinagres, Rodrigo Margoni.

“Muitos livros já foram editados e atualmente há mais de 300 publicações sobre as aplicações medicinais do vinagre de maçã”, afirma.

Saúde

Com propriedades nutricionais comprovadas em estudos, o produto é cada vez mais difundido entre celebridades, por ajudar também no tratamento dos cabelos.

Algumas pesquisas mostram que o consumo do vinagre de maçã como alimento ou em pequeninas doses diárias diluídas em água ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle do diabetes, melhora a digestão e diminui a pressão arterial, entre outros benefícios.

Outros estudos comprovam que compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, com isso, favorecem a perda de peso.

A presença de antioxidantes, por sua vez, atua para retardar o envelhecimento.

“O que temos percebido hoje é um aumento expressivo do consumo do produto no Brasil”, diz Rodrigo Margoni, que também é sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil.

“No retorno dos nossos clientes percebemos que esse produto já faz parte do dia a dia dos brasileiros, visando também à melhoria da saúde como um todo”, afirma.

Fora da mesa, um dos usos mais difundidos do vinagre de maçã tem a ver com a beleza dos cabelos.

O dermatologista Dário Rosa, da Unique Dermatologia, ressalta que é o pH ácido do vinagre de maçã que melhora a hidratação capilar e a pectina concentrada na fruta contribui para o brilho do cabelo.

“Por ser um produto natural, sem os aditivos de um shampoo industrializado, constitui uma boa opção de tratamento”.

“O uso regular do vinagre de maçã contribui para fechar a cutícula da haste dos fios capilares”, diz o dermatologista, explicando que no couro cabeludo, o produto tem ações anti-inflamatória e antimicrobiana, que são bastante benéficas.

Para promover a saúde dos fios, o vinagre de maçã não deve ser aplicado diretamente nos cabelos.

A receita, explica Dário Rosa, é diluir de duas a três colheres de sopa de vinagre em 500ml de água.

Isso porque os ácidos acético, cítrico, lático e succínico, presentes no vinagre de maçã, podem causar queimaduras quando aplicado diretamente na pele e também no couro cabeludo.

Qualquer uso que se pretenda fazer do produto, ressalta o dermatologista, deve ter prescrição médica.

“Ingerido e mesmo aplicado aos cabelos, é preciso considerar que cada organismo reage de uma forma às substâncias que compõem o vinagre de maçã. Portanto, uma avaliação clínica é fundamental”, recomenda.

*Informações Notícias ao Minuto


+ Cotidiano