Sal é tido como “vilão” da saúde; sabia que ele pode combater doenças nas pessoas?

  • Marcia Souza
  • Publicado em 28 de novembro de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sal é um alimento que deve ser utilizado com cuidado no dia a dia

Apesar de estar sempre associado a problemas de saúde, o consumo de sal pode contribuir com a prevenção de doenças, por isso, é importante não excluí-lo da dieta, mas diminuir as quantidades.

O bócio, por exemplo, é caracterizado pela falta de iodo e leva ao aumento da glândula da tireoide. Para preveni-lo, o Brasil instituiu uma medida que todo sal deve ser iodado, dessa forma, consumir sal não é mera adição de sabor à refeição, mas é um cuidado com a saúde.

Por isso, sugerimos também que experimente o sal light que tem menos sódio e contém iodo na composição. Outra opção é o sal de ervas, essa é uma preparação que você pode fazer na sua casa para reduzir o consumo de sal aos poucos.

O sal de ervas leva sal com especiarias desidratadas, como tomilho, orégano, salsa e alecrim, ao salpicar esse sal no seu prato, em quantidades reduzidas, você terá uma concentração menor de sódio na dieta.

Dica extra

Para reduzir o consumo de sódio, é importante cozinhar os alimentos sem adicionar sal no preparo e salpicar apenas uma pequena quantidade no seu prato. Assim, você terá mais controle da quantidade que está consumindo.


+ Bem-estar