Saiba como utilizar legumes e verduras para enriquecer ainda mais as suas receitas

  • Nene Sanches
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Utilize alimentos repletos de sabor e nutrientes para uma alimentação saborosa e equilibrada

Legumes e verduras são essenciais para uma alimentação balanceada, pois colaboram no processo de emagrecimento e na reposição de nutrientes necessários para o bom funcionamento orgânico.

Como referência, as cenouras são ricas em vitaminas A, C e potássio; berinjelas contêm vitaminas C, B1 e B2, além de proteínas, cálcio e fósforo; tomates possuem vitamina C, potássio, fósforo, sódio, cálcio, fibras, magnésio e quantidades abundantes de licopeno.

Legumes podem estar presentes em sopas, arroz, ensopados e risotos. Inclusive, devem ser usadas as cascas, os talos e extremidades.

Para ajudar na missão de incluir mais legumes e verduras nas refeições, a Pilar, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá dicas de como armazenar, limpar e prepará-los da melhor forma para que seu cardápio se torne ainda mais nutritivo e saboroso.

– Assim que chegar da feira ou supermercado, higienize os legumes. Para as raízes, como batatas, rabanetes e cenouras, utilize uma escovinha para retirar resíduos de terra;

– Para a higienização correta, o método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo;

– Após higienizar os alimentos, reserve-os em um saco plástico ou refratário para acondicioná-los, conforme for utilizando-os;

– Os gavetões de baixo da geladeira são os mais indicados para guardar vegetais. Isso porque estão mais longe do congelador, garantindo que as folhas não queimem com o frio excessivo;

– Alguns alimentos podem ser utilizados por completo e para que não haja desperdício: talos, folhas, cascas, pontas e miolos podem ser aproveitados, basta higienizá-las também.

– Descarte apenas as folhas que estiverem amareladas;

– As sobras de legumes e vegetais podem ser armazenadas por até cinco dias. Depois desse tempo, basta coloca-los em uma panela com água fria o suficiente para cobri-los e cozinhar em fogo baixo por 30 a 50 minutos.

Para dar um toque de sabor, adicione uma cebola descascada e três dentes de alho. Depois que esfriar, basta coar e congelar, para utilizar aos poucos, no dia a dia, em pratos deliciosos e saudáveis.


+ Gastronomia