Precisando perder peso? Especialista dá dicas para emagrecer depois dos 40 anos!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 30 de julho de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Algumas mudanças são inevitáveis com a idade e engordar faz parte desse processo. Mas emagrecer após os 40 anos pode ser mais fácil com as estratégias certas

Emagrecer após os 40 anos pode ser mais fácil com as estratégias certas

 

Algumas mudanças são inevitáveis com a idade e engordar faz parte desse processo. É o que explica o médico, Dr. Edson Ramuth.

Segundo ele, “a taxa metabólica basal, que representa a quantidade mínima de energia gasta que o organismo demanda para estar vivo, tende a reduzir a medida do envelhecimento”.

E isso pode ter um impacto maior nas mulheres que querem emagrecer, que já sofrem com as oscilações hormonais e a menopausa, fatores que contribuem com a perda de massa magra e o ganho de peso.

Além disso, não dedicar tempo para uma alimentação correta, não fazer atividades físicas e não ter uma boa noite de sono, podem atrapalhar ainda mais o emagrecimento e, de quebra, aumentar o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”. O cortisol elevado pode provocar o desejo por alimentos cheios de gordura e açúcar.

Mas calma que nem tudo está perdido! Existem estratégias específicas para contornar essa situação, e o Dr. Ramuth separou quatro dicas para quem quer emagrecer sem ter que recorrer a métodos “milagrosos”.

Não faça dietas impossíveis e sem acompanhamento!

Em primeiro lugar, o mais importante: nunca adote nenhum tipo de dieta sem acompanhamento médico. Cada ser humano é único e isso faz com que as pessoas tenham especificidades diferentes.

Por isso, o mais importante caso você queira emagrecer é justamente procurar por um especialista, tudo bem?

Acredite na constância

O corpo não engorda de um dia para o outro e nem perde também. Para emagrecer e manter o peso, é preciso mudar seus hábitos e encontrar uma alimentação equilibrada.

“Costumo dizer que se a pessoa tem que passar fome, mesmo em déficit calórico (consumir menos calorias do que gasta), é porque a dieta está errada”.

“Afinal, quem consegue continuar algo dessa forma? A ideia é seguir uma estratégia que consiga ser implementada em seu dia a dia, adquirindo um novo estilo de vida, com uma alimentação mais saudável”, pontua Ramuth.

Dormir bem!

Segundo o especialista, um dos hábitos que pode ajudar na manutenção de peso é ter uma boa noite de sono.

“Dormir bem é fundamental para a recuperação completa do corpo, que deve se preparar para o dia seguinte”, afirma Edson.

Mexa o corpo e acelere o metabolismo

Como dito lá no início, o vilão principal é o metabolismo lento que vem com a idade. Então, o desafio é aumentar o seu ritmo.

Isso pode ser feito por meio de exercícios físicos e até de alguns alimentos, como frutas, legumes e vegetais.

O fato é que, depois dos 40 anos, é necessário um plano alimentar e organização de treino com exercícios na intensidade ideal para ativar e acelerar o metabolismo.

*Informações Alto Astral


+ Boa Forma