Olhos para o céu: 6 chuvas de meteoros de hoje até a noite de 14 de dezembro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de dezembro de 2020 às 12:43
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre as noites de 08 a 14 de dezembro o céu do Brasil será infestado de meteoros. Como ver

Paisagem noturna de longa exposição com a via láctea durante a chuva de meteoros (Foto: Freepik)

​Meteoro é o nome científico de “estrela cadente”. Quando ocorre uma chuva de meteoros podemos ver as “estrelas cadentes” riscando o céu, como se rastros luminosos caindo do céu.

Entre as noites de 08 a 14 de dezembro o céu do Brasil será infestado de meteoros. 

Serão oito chuvas de meteoros, sendo que seis delas irão ocorrer próximas entre si, incluindo a belíssima chuva de meteoros Geminids que proporciona a observação de 150 meteoros a cada uma hora.

Sem dúvida será um belíssimo espetáculo no céu para ser observado a olho nu, principalmente, para os observadores localizados nas cidades que possuem pouca ou nenhuma poluição luminosa.

Quem poderá observar?

Qualquer observador localizado no Brasil, desde que esteja localizado numa cidade com pouca ou nenhuma poluição luminosa, tendo um céu sem nuvens e sem nebulosidade.

Saiba o que são meteoros, as populares estrelas cadentes, e como observá-los.

Veja as previsões das chuvas de meteoros:

08/12 – Monocerotids (MON)

10/12 – Northern chi Orionids (XOR)

10/12 – Southern chi Orionids (XOR)

10/12 – 11 Canis Minorids

11/12 – Sigma Hidrids (HYD)

14/12 – Geminids (GEM)

Durante as noites de 08 a 14 de dezembro, teremos seis chuvas de meteoros ocorrendo próximas entre si e podendo ser visíveis a olho nu, mesmo nas cidades com poluição luminosa. 

Vale lembrar que para os observadores localizados nas cidades com poluição luminosa a quantidade de meteoros por hora (THZ) será menor, se comparada com os observadores localizados nas cidades sem poluição luminosa. Mas isso não significa que deixará de ser um belo espetáculo no céu.

Como as datas dessas seis chuvas de meteoros são relativamente próximas, o que poderemos ver são vários meteoros riscando o céu nas constelações do Unicórnio, Órion, Cão Menor, Hidra e Gêmeos. 

Vamos as descrições de cada chuva de meteoros e no final comparar as informações apresentadas com a localização de cada uma dessas chuvas.

08/12/2020- Monocerotids (MON)

Resumo: melhor noite de observação ocorrerá em 08 de dezembro, a partir das 22 horas e 30 minutos (aproximadamente), com previsão de 2 meteoros por hora e magnitude de 3.0. A Lua não atrapalha as observações dos meteoros.

A primeira chuva dessa região do céu será a Monocerotids, localizada na constelação do Unicórnio. 

Em 08 de dezembro e, praticamente durante todo o mês, essa constelação se fará presente acima do horizonte leste, por volta das 21 horas. Porém a contemplação dos seus meteoros, poderá ocorrer após às 22 horas e 30 minutos.

A baixa quantidade de meteoros por hora, cerca de 2 a cada uma hora, não empolga a observação por si só dessa chuva. Porém, como nos dias 10 a 13 de dezembro teremos a ocorrência de outras cinco chuvas nesta região do céu, pode ser que observaremos outros meteoros, oriundos dessas chuvas de meteoros.

10/12/2020 – Northern chi Orionids (XOR) e Southern chi Orionids (XOR)

Resumo: melhor noite de observação ocorrerá em 10 de dezembro, a partir das 22 horas (aproximadamente), com previsão de 5 meteoros por hora e magnitude incerta. A Lua não atrapalha as observações dos meteoros dessas duas chuvas.

O chi Orionids Complex, que compreendem as chuvas Northern chi Orionids (XOR) e Southern chi Orionids (XOR) praticamente ocorrem no mesmo lugar, próximas das populares “Três Marias”, localizadas na constelação do Órion.

Para ambas as chuvas de meteoros são esperados cinco meteoros por hora. Em específico, a chuva Southern chi Orionids proporcionará meteoros que deixam rastros e são muito brilhantes. 

A velocidade dos meteoros de ambas as chuvas é de 25 km/s, ou seja, meteoros com velocidade lenta.

Para esse ano, em 10 de dezembro, quando ocorre o máximo dessas duas chuvas, não teremos a presença da Lua. Fato que contribui para as observações dos meteoros.

10/12/2020 – 11 Canis Minorids

Resumo: melhor noite de observação ocorrerá em 10 de dezembro, a partir das 22 horas (aproximadamente), com previsão de 5 meteoros por hora e magnitude incerta. A Lua não atrapalha as observações dos meteoros.

No mesmo instante que irão ocorrer as chuvas de meteoros Northern chi Orionids (XOR) e Southern chi Orionids (XOR), também irá ocorrer a chuva 11 Canis Minorids (beta Canis Minoris), localizada na constelação do Cão Menor. 

Essa constelação, que possui a brilhante estrela de nome Procyon está localizada próxima da constelação de Órion (região das chuvas Northern chi Orionids e Southern chi Orionids).

Para a chuva 11 Canis Minorids são previstos cinco meteoros a cada uma hora com meteoros lentos, atingindo uma velocidade de 28 km/s.

Para localizar o Cão Menor no céu, utilize as populares “Três Marias” como referência e as informações sobre a localização da constelação do Órion, presentes nos comentários sobre as chuvas Northern chi Orionids e Southern chi Orionids. 

11/12/2020 – Sigma Hidrids (HYD)

Informação sucinta: melhor noite de observação ocorrerá em 11 de dezembro, a partir da 1 hora da manhã (aproximadamente), com previsão de 3 meteoros por hora e magnitude de 3.0. A Lua não atrapalha as observações dos meteoros.

Na noite de 11 de dezembro será a vez do máximo da chuva sigma Hidrids, com previsão de 3 meteoros a cada uma hora. 

Mesmo que essa chuva ocorra na noite seguinte após as três chuvas citadas acima e duas noites antes da chuva Geminids, a probabilidade de termos diversos meteoros oriundos dessas cinco chuvas ao mesmo tempo é grande.

Para poder localizar o radiante da chuva sigma Hidrids na comprida constelação da Hidra, basta saber que a cabeça da Hidra está localizada próxima das constelações de Órion, do Cão Maior e do Unicórnio.

Por essa razão, para poder contemplar a chuva de meteoros sigma Hidrids, localizada na constelação da Hidra, vale esperar até 1 hora da manhã para iniciar a observação dos meteoros que irão surgir nessa região do céu, pouco acima do horizonte leste-nordeste.

Mas, para quem é mais aficionado vale iniciar a observação após às 21 horas e 30 minutos, para contemplar os meteoros das outras chuvas dessa região.

14/12/2020 – Geminids (GEM)

Resumo: melhor noite de observação ocorrerá em 14 de dezembro, a partir da 1 hora e 30 minutos (aproximadamente), com previsão de 150 meteoros por hora e magnitude de 2.6. A Lua não atrapalha as observações dos meteoros.

Conforme a International Meteor Organization (IMO), nos últimos anos, a taxa horária zenital (THZ) dessa chuva tem se mostrado mais confiável, apresentando uma média de 120 meteoros a cada uma hora, chegando a ocorrência de 150 meteoros por hora.

Seja qual for o caso do instante máximo dessa chuva, geralmente a taxa da chuva Geminids persiste por quase um dia.

Para localizar a constelação de Gêmeos, local do radiante dessa chuva será necessário encontrar as brilhantes estrelas Pollux e Castor. 

Próxima dessas estrelas estará o radiante da Chuva Geminds. A figura 3 ilustra a região dessa chuva que são esperados 150 meteoros por hora, ou seja, uma média de 2,5 meteoros a cada um minuto!

Geminids em 1985: quase 5000 meteoros por hora

Para se ter uma ideia da importância e expectativa da chuva de meteoros Geminids, em 1985, foram observados 4960 meteoros a cada uma hora! Sem dúvida, será um lindo espetáculo no céu.

Vale acompanhar essa belíssima chuva de meteoros, principalmente para quem estiver nas cidades sem poluição luminosa.

Para quem estiver nas cidades com poluição luminosa será muito difícil observar algum meteoro por causa do fraco brilho. Mas, para quem gosta de desafios, vale ficar observando essa região do céu por algumas horas.

(Assessoria de Comunicação da Climatempo)Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.


+ Ciência