NASA lançará espaçonave para colidir contra asteróide potencialmente perigoso

  • Nene Sanches
  • Publicado em 6 de outubro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cobertura ao vivo do lançamento será transmitida na TV da NASA, no aplicativo da NASA e no site da agência.

A Agência Espacial Americana (NASA) lançará em novembro uma espaçonave para colidir contra um asteroide potencialmente perigoso.

Como detalhado pela NASA, por meio de comunicado, a missão Double Asteroid Redirection Test (DART) é uma avaliação de tecnologias para prevenir que um asteroide perigoso atinja a Terra.

O DART deve ser lançado às 22h20 PST, 23 de novembro de 2021, (1h20 EST, 24 de novembro), a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

A cobertura ao vivo do lançamento será transmitida na TV da NASA, no aplicativo da NASA e no site da agência.

Colisão

Como detalhado pela NASA, o Double Asteroid Redirection Test será a primeira demonstração da técnica do impactador cinético.

A técnica envolve o envio de uma ou mais espaçonaves grandes de alta velocidade no caminho de um asteroide no espaço para alterar seu movimento. Seu alvo é o asteroide binário Didymos próximo à Terra e sua lua pequena.

Como detalhado pela Wikipédia, o asteroide principal tem cerca de 800 metros de diâmetro, o satélite tem cerca de 150 metros de diâmetro em uma órbita a cerca de 1,1 km do primário.

O Didymos foi descoberto no dia 11 de abril de 1996, pelo astrônomo Joe Montani como parte do programa Spacewatch através do Kitt Peak, e recebeu o nome de “Didymos”, que significa “gêmeo” devido o mesmo ter um satélite natural.

Missão 

O DART é dirigido pelo Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da NASA ao Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins em Laurel, Maryland, com o apoio de vários centros da NASA.

Ainda de acordo com as informações, o lançamento é gerenciado pelo Programa de Serviços de Lançamento da NASA, baseado no Kennedy Space Center da agência na Flórida.


+ Ciência