Não é brincadeira: gás hilariante pode ajudar a tratar depressão! Saiba como!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de junho de 2021 às 17:30
  • Modificado em 17 de junho de 2021 às 17:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Testes clínicos mostram que inalar uma hora de gás hilariante na concentração de 25% pode melhorar os sintomas da depressão por mais de duas semanas

Gás hilariante pode melhorar sintomas de depressão por até duas semanas

 

Um estudo que está na fase 2 dos testes clínicos descobriu que inalar uma hora de gás hilariante (óxido nitroso) na concentração de 25% pode melhorar os sintomas da depressão por mais de duas semanas.

Publicada na revista científica Science Translational Medicine, a pesquisa foi conduzida pelas universidades americanas de Chicago e de Washington e revela que apenas uma sessão de inalação de óxido nitroso a 25% pode ser tão eficaz quanto 50% do mesmo gás no alívio rápido dos sintomas do transtorno depressivo maior, com menos efeitos colaterais adversos.

Além disso, os cientistas descobriram que os efeitos desse tratamento inusitado duram mais tempo do que se esperava, com alguns participantes experimentando melhorias por mais de duas semanas.

De acordo com o estudo, os resultados reforçam a evidência de que terapias não tradicionais podem ser uma opção viável para pacientes cuja depressão não responde de forma adequada aos medicamentos comuns – bem como ser uma via rápida e eficaz para quem está em crise.

Gás muito usado por dentistas

Popularmente chamado de gás hilariante, o óxido nitroso é muito usado em consultórios de dentistas e em pequenas cirurgias como anestésico para alívio da dor por curtos períodos.

Como mostra o site de notícias científicas SciTech Daily, um estudo anterior chegou a testar em 20 pacientes os efeitos de uma sessão de inalação de óxido nitroso a 50% durante uma hora.

Foram observadas melhorias rápidas nos sintomas depressivos dos participantes – a duração do efeito foi de pelo menos 24 horas, em comparação com o placebo.

No entanto, vários pacientes apresentaram sintomas adversos ruins, incluindo náusea, vômito e dor de cabeça.

Na pesquisa recém-divulgada, os cientistas repetiram o teste anterior com 20 pacientes, mas adicionando uma sessão extra de inalação com gás hilariante na concentração de 25%.

Eles descobriram que mesmo usando a metade, o tratamento se mostrou quase tão eficaz quanto 50% de óxido nitroso, com apenas 25% de efeitos colaterais.

Além disso, os pesquisadores analisaram os sintomas da depressão dos pacientes ao longo de duas semanas.

Para surpresa deles, após uma única administração do gás, as melhorias de alguns dos participantes duraram todo o período de avaliação.

“A redução dos efeitos colaterais foi inesperada e bastante drástica, mas ainda mais emocionante, os efeitos após uma única administração duraram duas semanas inteiras”.

“Isso nunca foi mostrado antes. É uma descoberta muito legal”, afirma o pesquisador Peter Nagele, da Universidade de Chicago, um dos autores do estudo, citado pelo SciTech Daily.

Ele acredita que o óxido nitroso pode ser um tratamento rápido e eficaz para quem sofre de depressão grave e que não responde a outras terapias, como os medicamentos antidepressivos.

Apesar de ter a reputação de gás “hilariante”, os pacientes que recebem essa dosagem considerada baixa adormecem, não ficam chapados ou eufóricos, esclarece Nagele.

*Informações Trends.com


+ Ciência