Você sente que tem “areia” nos olhos? Fique alerta, pode ser a síndrome do olho seco

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 16:00
  • Modificado em 15 de fevereiro de 2024 às 16:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se não esteve atravessando o deserto do Saara e se acha que os seus olhos estão mais secos do que antes, então, talvez tenha olhos secos.

Para nos sentirmos confortáveis ao longo do dia, piscamos automaticamente. Isto ajuda-nos a lubrificar e a umedecer os nossos olhos para que não fiquem secos. Se já sentiu ventos quentes e secos na sua face, sabe qual é a sensação desagradável de “olhos tipo lixa”.

Alguns de nós, contudo, têm sempre essa sensação de olhos secos e irritados. Algumas vezes os olhos não produzem lágrimas suficientes para umedecer os nossos olhos e essas lágrimas não drenam adequadamente.

Esta situação é comum à medida que envelhecemos. Os oftalmologistas referem-se a isto como “queratoconjuntivite seca”, mas o mais comum é conhecer por outro nome…”Síndrome de Olho Seco.”

Como identificar?

A Síndrome de Olho Seco afeta algumas pessoas desde cedo, mas, é mais comum nas pessoas com mais de 40 anos de idade. Alguns sintomas incluem:

• Olhos pruriginosos

• Olhos vermelhos, injetados

• Uma sensibilidade aumentada à luz

Se você está pensando, “foi assim que me senti a semana passada”, tente lembrar-se do que estava fazendo.

Todos nós já tivemos olhos vermelhos e secos em algum momento. Esteve num local quente e ventoso? Ou esteve num escritório com o ar condicionado virado para você ou esteve por longo período de tempo a olhar para uma tela de TV?

Uma brisa constante pode secar os seus olhos e olhar intensamente para monitores faz com que não pisquemos tão frequentemente como deveríamos; quando isto acontece, não recebemos a umidade que os nossos olhos precisam.

Se não esteve atravessando o deserto do Saara (ou vendo um longo filme sobre este assunto) e se acha que os seus olhos estão secos com mais frequência do que antes, então, talvez tenha olhos secos.

E o que fazer?

Apesar de comum, a Síndrome de Olho Seco não é uma coisa que simplesmente “acaba por passar” como um simples resfriado.

O seu oftalmologista irá prescrever-lhe o tratamento que terá de seguir para aliviar esta situação.

Estes tratamentos poderão inclui colírios, se os seus olhos estiverem cronicamente secos, ou aplicar umidade usando lágrimas artificiais ao longo do dia, que também pode ajudar.

Note que as suas lágrimas são mais do que apenas água. Contêm também outros ingredientes que ajudam a combater infecções e a lubrificar os olhos para estarem sempre úmidos.

Não pense que salpicar água no rosto resolve a situação. Não resolve.

Pomadas e outros medicamentos – Se você precisa ajuda para que as lágrimas comecem a fluir, estão disponíveis medicamentos sujeitos a receita médica. Pergunte ao seu oftalmologista.

Cirurgia – Com a cirurgia para a Síndrome de Olho Seco, os canais de drenagem das nossas lágrimas podem ser fechados. E porquê fazer tal coisa? Porque ajuda a reter mais lágrimas nos olhos e assim ajuda a mantê-los úmidos.

Apesar de não existir um método para aliviar os olhos secos para todos, os métodos que indicamos ajudaram outras pessoas com este problema. Consulte o seu oftalmologista para saber se estes tratamentos são certos para você.

*Com informações do site WWW.copervision.com.br


+ Bem-estar