Iguaria nordestina ajuda a emagrecer e é fonte de energia; saiba qual é e aproveite!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cuscuz é o prato de origem da região norte da África que ganhou popularidade no Brasil

Cuscuz é um prato originário da África que ganhou popularidade no Brasil – foto Freepik

 

Cuscuz é o prato de origem da região norte da África, que ganhou popularidade no Brasil, ou seja, está presente na culinária brasileira desde a época do período colonial.

Essa comida é feita com a mistura de farinha de milho e com muitos ingredientes, alguns exemplos: ovo, carne seca, tomate, azeitona, coco, banana e manteiga.

Há acompanhamentos que soam como “perigo” no cuscuz, ou seja, alguns componentes trazem dúvidas principalmente para quem quer estar fininho. Aí é que surge esta dúvida: cuscuz é aceito na dieta para emagrecer?

Sim! Cuscuz é aceito na dieta para emagrecer

“O cuscuz pode fazer parte de uma dieta para emagrecer, porém com quantidade controlada. Por ser feito de milho, não contém glúten, sendo assim uma boa alternativa para substituir pães e bolos”.

“Por outro lado, o milho contém alta quantidade de carboidrato pela base ser amido e de alto índice glicêmico, ou seja, um carboidrato de rápida digestão. Deve ser usado na alimentação de forma estratégica como fonte de energia”, responde  a nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, Leticia Carbinatti.

Paralelamente, Leticia pontua que o cuscuz não trará à alimentação o aporte de vitaminas, minerais e proteínas, isto é, o ideal é ser preparado de uma fonte proteica, como ovos, peixes, frango, carne, hummus e tofu.

“Se o objetivo é emagrecer e considerar uma dieta de 1500 kcal, o recomendado é consumir até duas vezes na semana. Uma porção de 30g (hidratado) acompanhado de uma fonte proteica, por exemplo: dois ovos e alguma semente para lentificar o processo de digestão, como chia e semente de girassol”, indica Carbinatti.

Outro acréscimo citado por essa profissional é sobre a forma como o cuscuz é pesado ou medido. Aí é que se deve levar em consideração as informações nutricionais.

“Em 50g de cuscuz desidratado, há 38g de carboidrato, 4g proteína, 2g fibra, 0,5g de gordura e 170 kcal. Já ele hidratado, o seu peso sobe para 150g, porque adiciona água, o que diminui a quantidade de carboidrato por porção. É preciso conferir no que a tabela nutricional se refere”, orienta a nutricionista.

É melhor comer cuscuz para emagrecer no café da manhã, almoço ou jantar?

Tudo varia de acordo com a rotina, horário de treino e demais afazeres de um sujeito, detalhes que não evitam uma indicação com base no equilíbrio, que permite adicionamentos leves e saciedade.

“Considerando o emagrecimento como foco, o café da manhã é a primeira refeição depois de um período em jejum. Portanto, não é recomendado comer o cuscuz nessa hora por ser de alto índice glicêmico, causando um pico de insulina e conversão rápida de açúcar no sangue”.

“Por consequência, nessa situação acontece com mais facilidade o ganho de peso. Recomendaria nessa situação consumir o cuscuz como acompanhamento do almoço, substituindo o arroz, macarrão ou no lanche da tarde acompanhado de um frango desfiado”, indica.

Quais são as opções saudáveis de cuscuz?

Nordestino

Usa-se uma farinha flocada mais fina. Normalmente, acompanhada de uma proteína e no preparo apenas água e sal ou uma colher de chá de manteiga.

Paulista

Flocos de milho grandes e grossos normalmente no preparo são acrescentados muitos outros ingredientes.

Marroquino

Feito com sêmola de trigo, contém glúten e é considerado mais inflamatório.

“Se formos comparar em ordem, listei os tipos de cuscuz e saudabilidade e sem considerar calorias em uma mesma porção”, pondera.

Cuscuz é indicado para antes ou depois do treino?

“O cuscuz é fonte de carboidrato de rápida absorção. Ou seja, se você está pensando em um pré-treino em um período curto, 40 minutos ou menos, antes do treino, o cuscuz terá um efeito benéfico como fonte de energia”, termina a nutricionista Leticia Carbinatti.

*Informações SportLife


+ Boa Forma