Está difícil retomar a rotina saudável após o período festivo? Especialista dá dicas

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de março de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para conseguir de volta o equilíbrio saudável, é recomendado priorizar a hidratação para auxiliar o corpo a liberar toxinas

Após períodos festivos como o fim de ano, Carnaval ou feriados prolongados, retomar a rotina saudável pode ser desafiador.

De acordo com a professora do curso de nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro),  Natália Cavalcante Carvalho Campos,  é comum que o corpo reaja com inchaço devido à saída da rotina alimentar e ao consumo excessivo de comidas e bebidas.

Para conseguir de volta o equilíbrio, é recomendado priorizar a hidratação para auxiliar o corpo a liberar toxinas.

“O consumo de alimentos antioxidantes, amplamente presentes em frutas e verduras também ajuda na restauração do funcionamento saudável do nosso corpo. Além disso, é importante retomar as horas perdidas de sono e ter um descanso reparador. Essas medidas vão auxiliar seu corpo a retomar ao padrão anterior à folia”, destaca a nutricionista.

Segundo Natália, os alimentos integrais e nutritivos, como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, ajudam no processo de desintoxicação.

Para conseguir manter uma dieta saudável e equilibrada, é necessário criar um cronograma alimentar personalizado, que busque objetivos de saúde de cada pessoa. “Ele deve ser adaptado à rotina diária e o planejamento das refeições deve ser feito com antecedência sempre que possível”, enfatizou a professora.

A ingestão alimentar deve ser monitorada e os ajustes realizados conforme necessário para atender às necessidades individuais. Para tal acompanhamento, é importante consultar um nutricionista para ajudar no desenvolvimento de um plano alimentar que atenda às necessidades específicas. Porém, existem alimentos que ajudam no desinchaço:

Frutas: abacaxi, melancia, melão, morango, banana, kiwi,  laranja, e melancia

Verduras: pepino, tomate, espinafre, couve, rúcula, agrião, alface e espinafre

Legumes: abóbora, batata-doce, beterraba e cenoura.

“É importante ter uma alimentação saudável durante todo o ano, não apenas após as festas. Fazer pequenas mudanças na sua dieta pode fazer uma grande diferença na sua saúde e bem-estar”, finaliza a professora da Unifametro.


+ Bem-estar