Entenda como a saúde intestinal pode impactar em sua ansiedade!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de dezembro de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se ao ficar ansiosa você sentiu enjoo, dor na barriga ou até mesmo as chamadas “borboletas no estômago”, saiba que isso é uma reação do seu intestino

O bom funcionamento do intestino não é só importante para o organismo, mas também para as emoções

 

Se ao ficar ansiosa você sentiu enjoo, dor na barriga ou até mesmo as chamadas “borboletas no estômago”, saiba que isso é uma reação do seu intestino, grande influenciador do estado emocional, segundo a psicóloga Meg Arroll.

Ao “Woman & Home”, de onde são as informações, a especialista explica que a saúde intestinal está relacionada ao mau-humor e à ansiedade.

“O intestino, que abriga o sistema nervoso entérico, é frequentemente referido como o ‘cérebro pequeno’ e o cérebro real é conhecido como o ‘cérebro grande’ quando discutimos as interações cérebro-intestino”.

Pesquisadores descobriram que os baixos níveis de micróbios intestinais — que são saudáveis — aumentam o risco de ansiedade e depressão, enquanto quantidades maiores reduzem essa perspectiva.

Como resolver a ansiedade intestinal

Os probióticos são bons aliados ao tratamento da ansiedade intestinal, pois podem ajudar a acalmar.

“Probióticos são bactérias vivas encontradas em alimentos, como iogurte, e em suplementos. Eles favorecem a microbiota intestinal”, explica Arroll.

Quanto mais equilibrada for a microbiota intestinal, melhor o funcionamento do intestino. Para aliviar a ansiedade, a psicóloga recomenda escolher probiótico que contenham no rótulo: lactobacilos e bifidobactérias.

Evitar o consumo de refrigerantes e apostar em probióticos podem trazer resultados rápidos — em média dois meses.

“Estudos que examinaram o efeito dos probióticos na depressão mostraram que dentro de oito semanas o humor e o funcionamento intestinal melhoraram”, garante a especialista.

Meg Arroll ainda recomenda incluir na dieta: alimentos fermentados, kefir e alimentos frescos e naturais — frutas, legumes, cereais, leite, queijo e azeite.

Além disso, dormir bem e evitar o uso de antibióticos desnecessários também podem beneficiar a saúde do intestino.


+ Nutrição