Efeito Benjamin Button: Cientistas conseguem reverter envelhecimento em camundongos

  • Nene Sanches
  • Publicado em 6 de junho de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“É literalmente uma questão de quando e para a maioria de nós, vai acontecer em nossas vidas”, disse David Sinclair à platéia.

Usando proteínas específicas, pesquisadores transformaram célula adulta em célula-tronco (Foto: David Sinclair)

No laboratório do biólogo molecular David Sinclair na Escola de Medicina de Harvard, ratos idosos estão crescendo jovens novamente.

Usando proteínas que podem transformar uma célula adulta em uma célula-tronco, Sinclair e sua equipe redefiniram as células envelhecidas em camundongos para versões anteriores de si mesmas.

No primeiro avanço de sua equipe, publicada no final de 2020, camundongos idosos com deficiência visual e retinas danificadas puderam repentinamente enxergar novamente, com uma visão que às vezes rivalizava com a de seus descendentes.

Redefinir a idade

“É uma redefinição permanente, até onde sabemos, e achamos que pode ser um processo universal que pode ser aplicado em todo o corpo para redefinir nossa idade”, explicou Sinclair, que passou os últimos 20 anos estudando maneiras de reverter a estragos do tempo.

“Se revertermos o envelhecimento, essas doenças não devem acontecer. Temos a tecnologia hoje para ser capaz de chegar às centenas sem se preocupar em ter câncer aos 70, doenças cardíacas aos 80 e Alzheimer aos 90″, Sinclair disse a uma audiência no Life Itself, um evento de saúde e bem-estar apresentado em parceria com a CNN.

“Este é o mundo que está chegando. É literalmente uma questão de quando e para a maioria de nós, vai acontecer em nossas vidas”, disse Sinclair à platéia.

(Com informações da CNN Brasil)


+ Ciência