Eclipse da Lua neste final de semana será visível no Brasil; veja os horários

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de junho de 2020 às 20:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além da eclipse do mês que vem, outros duas vão acontecer dias 29 e 30 de novembro e dia 14 de dezembro

​​Entre os dias 4 e 5 de julho, você vai poder acompanhar um eclipse lunar. O fenômeno começará à 1h30, horário de Brasília, e será visto da América do Norte, boa parte da África e também na América do Sul, de acordo com a NASA.

A Índia e países da região testemunharam, no céu no último domingo (21), um eclipse, que foi apelidado de “Anel de Fogo”. 

Este eclipse solar impressionou quem o viu pela forma, composta pela posição da Lua sobre o Sol. O fenômeno foi exibido online por diversos canais de astronomia.

O eclipse lunar de 5 de julho de 2020 será um eclipse penumbral, o terceiro de quatro eclipses lunares do ano. Terá magnitude penumbral de 0,3546.

Eclipse pertencente ao ciclo lunar Saros de série 149, sendo este o terceiro, de um total de 72 eclipses. O eclipse anterior da série foi em 24 de junho de 2002.

Fases visíveis no Brasil 

No Brasil, o Eclipse Lunar Penumbral de 5 de julho de 2020 poderá ser observado por completo. Isso significa que, de todo o território nacional, portanto de todas as regiões do país, poderemos ver o fenômeno do início ao fim.

Assim, no Brasil será possível observar todas as fases do Eclipse Lunar Penumbral de 5 de julho de 2020. Essas fases (etapas) do fenômeno as quais poderão ser visíveis são:

• Início da fase penumbral – (começo do eclipse);
• Máximo do eclipse penumbral;
• Fim da fase penumbral – (fim do eclipse).

O Eclipse será visível no Brasil do início até meados da madrugada do domingo, 5 de julho de 2020. 


+ Ciência